Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 20.06.16 - 12h12

Inscrições abertas para a Oficina H2O Cine Recife

A oficina é trazida pelos Ateliers Varan e acontece em parceria com a Prefeitura do Recife.

 

Estão abertas a partir de hoje (20/06) as inscrições para a Oficina H2O Cine Recife. A iniciativa é promovida pelos Ateliers Varan em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Representação e Relações Internacionais. Serão oferecidas dez vagas para o curso que é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 07/07. A instituição parisiense existe há 35 anos, é referência na produção de artes visuais e vem percorrendo o mundo formando estudantes na arte da direção de documentários. Apoiam a iniciativa as Faculdades Integradas Barros de Melo (AESO), Instituto Francês no Brasil – Recife, Portomídia, Universidade Federal de Pernambuco, e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. O H2O Cine Recife conta produção local da Proa Cultural e com o  patrocínio da Région Île de France, da Prefeitura de Nantes e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

A oficina tem duração de sete semanas em tempo integral e as aulas serão ministradas na AESO por quatro professores que também foram formados pelo Varan e são multiplicadores da técnica desenvolvida pela instituição. Para se inscrever o interessado não precisa ter experiência na produção de audiovisual. O primeiro passo é encaminhar email para inscricao@proacultural.com.br expondo o interesse em participar da atividade. O candidato receberá de volta a ficha de inscrição que deverá ser anexada, em um único arquivo em PDF, com currículo, texto de apresentação e carta de intenção para o mesmo email.  Os detalhes sobre o que é preciso para se inscrever está disponível no site http://www.proacultural.com.br/noticias.

A pré-seleção será iniciada no dia 13/07 e a última etapa, composta das entrevistas via skype com os candidatos, deverá acontecer entre os dias 15 e 20 de julho. O resultado final dos contemplados será divulgado no site dos Ateliers Varan, dos demais parceiros da iniciativa no dia 21 de julho. Os alunos selecionados já deverão estar disponíveis para iniciar as aulas no dia 1º/08. 

Os alunos trabalharão em duplas com kits completos de equipamentos para vídeo e som, incluindo câmeras HD digital, microfone e acessórios. Além disso, eles terão à disposição computadores com software de edição e montagem dos vídeos. A Oficina H2O Cine Recife está divida em três partes. A primeira contará com exercícios de filmagem, projeções de vídeos que servirão de base para as discussões sobre o tema proposto para os documentários e pesquisa de campo. Na segunda fase os alunos iniciarão as gravações e cada um fará em média de seis a sete filmagens que serão projetadas coletivamente para aprendizado de todos e reorientação dos professores. Além disso, os facilitadores farão atendimentos individuais. Fechando a oficina, a partir da quinta semana de aula, os alunos editarão seus vídeos-documentários e na última semana todos os materiais estarão prontos para exibição.

O ensino dos Ateliers Varan é totalmente baseado na prática e durante sete semanas a oficina será em tempo integral, com aulas pela manhã e à tarde. É através da experiência de fazer um filme que o aluno absorve as noções técnicas de enquadramento, ponto de vista, dramaturgia, importância do som entre outras questões relacionadas à produção de audiovisual. A ideia desenvolvida pela Varan é que cada aluno aprenda não só com o seu próprio filme, mas também com os dos colegas a partir de cada uma das etapas do curso, que será finalizado no dia 17 de setembro. Para celebrar o encerramento das atividades, os dez vídeos produzidos serão exibidos no Recife em locais que estão sendo definidos pela coordenação.

Tema: Água e Meio Ambiente - O tema da água é o primeiro escolhido para permear uma nova série de cursos em várias cidades do mundo, a começar pelo H2O Cine Recife. Cidade margeada pelo mar e cortada por rios, o Recife possui a maior zona de mangue urbano do Brasil. Mas ainda enfrenta desafios no que diz respeito ao abastecimento de água, no tratamento do esgotamento sanitário e poluição das camadas freáticas. A partir da proposta do tema, o alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade, abordando pontos positivos e desafiadores ajudando a revelar um Recife diferente.

 

Professores:

 

Daniele Incalcaterra, professor do curso e realizador.

Como todos da equipe, submeteu-se à formação dos Alteliers Varan, tornando-se realizador e produtor. Hoje transita entre a Argentina, a Itália e a França, dirigiu filmes documentários tais que « Chapare », « Praça Vermelha », « Terra de Avellaneda », « Republica Nostra », “O Impenetrável”. Co-responsável do Atelier Varan de Bogotá em 2000, de Lisboa em 2004 e 2006 e de São Paulo em 2015. 


 

Adriana Komives, professora do curso e montadora.

Cineasta e montadora. Brasileira radicada na França. Trabalha para TVs como Arte, TV5. Colabora com alguns diretores brasileiros, Claudia Neubern, Paulo Pastorello. Dirigiu filmes de ficção e documentários : Les Lucioles, Tous les Enfants sont Fous, A república do Futebol, Transoceano. Ensina na Femis, INA, Le Fresnoy, DocNomads. Participou do Atelier Varan em Lisboa em 2006, na Albânia em 2012, na Colômbia em 2013 e em São Paulo em 2015. 


 

Mariana Otero, professora do curso e realizadora.

Realizadora francesa de filmes documentários, « La loi du collège », « Esta TV é a vossa » (em Portugal), « Nous voulons un autre monde », e para o cinema o muito premiado « História de um segredo », e os filmes  “Em nossas mãos”, “A céu aberto”. Ensina Cinema na Universidade de Poitiers, Na Escola de Cinema de Lausanne e nos Ateliers Varan. Responsável pelo estágio Atelier Varan na Ilha Mauricia, em 2002.

 

Catalina Villar, professora do curso e realizadora.

Realizadora colombiana de documentários tais que « Cadernos de Medellin », « Toto la Momposina », « Patrcicio Guzman, uma história chilena »,
« Bemvindos à Colombia » e “A Nova Medellin”. Cria o Atelier Varan na Colômbia em 2000, colabora com o Atelier da Venezuela em 2002, Portugal em 2004, Albânia em 2013, São Paulo 2015. Ensina documentário na FEMIS, em Cali e em Barcelona.

 

Sobre os Ateliers Varan - Criados em 1978 por Jean Rouch, em pareceria com o Ministério das Relaçoes exteriores da França, tinha por objetivo inicial proporcionar o acesso à produção de audiovisual. Foi assim que foram criadas oficinas na África do Sul, Papua Nova-Guiné, Colômbia, Bolívia e Camboja, por exemplo. Em 1981 os Ateliers Varan estiveram no Brasil pela primeira vez para uma oficina na cidade de João Pessoa. Em 2015 voltaram para uma oficina de roteiro para documentário em São Paulo, numa parceria com o SESC.

Os Ateliers Varan, com o respaldo de sua prática e de sua pedagogia, desejam agora desenvolver cursos em torno de temáticas fundamentais que fazem parte da realidade em diversas partes do mundo, mas que ao mesmo tempo implicam em uma mobilização e uma tomada de consciência internacionais. 

Os Ateliers Varan propõem aos estudantes uma maneira livre de contar sua realidade, sem nenhum compromisso com formas pré-estabelecidas e sim segundo o seu próprio ponto de vista. As oficinas mais recentes foram as de São Paulo, Portugal, da ex-Iugoslávia, Vietnã e Afeganistão.

 

Em números:

·  Cerca de 1.500 filmes foram realizados pelos Ateliers Varan em 35 anos e em mais de 30 países;

·  Em 2015, houve 31.700 visualizações desses filmes no vimeo;

 

SERVIÇO:

Oficina H2O Cine Recife - curso de formação em audiovisual

Inscrições abertas: 20/06/16 à 07/07/16

Informações: http://www.proacultural.com.br/noticias ou (81) 98237.4020