NOTÍCIAS

Administração | 20.06.17 - 18h54

ABRE E FECHA // SÃO JOÃO

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Governo e Participação Social do Recife informa que nesta sexta-feira (23) será considerado ponto facultativo em todos os órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife, à exceção dos serviços considerados fundamentais a critério da chefia de cada órgão. O atendimento ao público oferecido no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife será interrompido. Na segunda-feira (26), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h.

Já para embalar os forrozeiros, no final de semana de São João, a programação cultural do Recife será toda dedicada ao forró e aos ritmos que embalam a festa mais nordestina do calendário brasileiro, com apresentações musicais no Sítio da Trindade e em outros polos de animação. O forró também está garantido nos arraiais de bairro, localizados em Campo Grande, Bongi, Vila Tamandaré, Cordeiro, Ibura, Totó, Lagoa do Araçá e Barro, com programação gratuita na sexta e no sábado, a partir das 20h20. (Programação completa no link: http://bit.ly/2tpY5rx)

Para quem quer uma programação alternativa, a tradicional Ciclofaixa de Turismo e lazer, vai atender o público normalmente no domingo (25). Para quem quer curtir a natureza, o Jardim Botânico do Recife também pode ser uma ótima opção, e vai funcionar na sexta, sábado e domingo,das 9h às 15h30.

 

Confira abaixo o funcionamento dos serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife:

 

CULTURA – Nesta sexta-feira junina (23), a festa vai ser animada no Sítio Trindade, com shows de Caju e Castanha, Maciel Salu, Azulão e Silvério Pessoa no palco principal. Vai ter ainda Trio de Forró Fogo e Brasas, Muniz do Arrasta Pé e Daniel Bento na Sala de Reboco, entre outros.

No sábado (24), a programação segue arretada no Sítio, com shows dos homenageados do São João, Cristina Amaral e Edmílson do Pífano, além de Terezinha do Acordeon, Liv Moraes e Israel Filho. No domingo, também é proibido cochilar. Nando Cordel, Aluízio do Acordeon e Nádia Maia, entre outros, vão colocar todo mundo para arrastar pé.

Para quem não quiser ralar bucho no feriado, o Museu da Cidade do Recife pode ser uma boa opção de passeio gratuito. O equipamento abre na sexta e no domingo, das 9h às 17h, com duas exposições em cartaz: 1817 - Revolução Republicana e Zeppelin: Recife-Rio.  No domingo (25), o MCR abre com uma atração extra: uma oficina de balões juninos, gratuita, das 15h às 17h, sem inscrição prévia. Informações: 3355-9558.

SAÚDE - Na próxima sexta-feira (23), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (26).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

No Sítio Trindade, haverá um posto médico com médico, enfermeira, técnico de enfermagem para atender as pequenas urgências ocorridas com as pessoas participam das festas no polo junino. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) vai disponibilizar uma Unidade de Suporte Básico, que ficará de prontidão na Upinha Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, para o caso de ocorrências que necessitem de transporte para unidades de saúde.

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado de São João, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas no sábado (24), funcionando das 6h às 13h.  Já na sexta-feira (23) e no domingo (25), os mercados funcionam normalmente, das 6h às 18h e das 6h às 13h, respectivamente. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham no sábado e no domingo, mas abrem das 6h às 18h na sexta-feira. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor do Recife, situadas na PCR, na avenida Norte, no Compaz do Alto Santa Terezinha e no Compaz do Cordeiro, não irão funcionar na sexta (23).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão na sexta-feira (23).

ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES – As 17 escolas profissionalizantes da PCR estarão fechadas nesta sexta-feira (23).

PROCON - O Procon Recife não funciona na sexta (23), incluindo os postos avançados situados no Compaz do Alto Santa Terezinha e no Compaz do Cordeiro.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas no próximo dia 23 (sexta-feira), retomando as aulas na próxima segunda-feira, 26 de junho.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família, não funcionarão nesta sexta-feira, exceto as casas de acolhida. O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves também estarão fechados nesta véspera de São João.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nesta sexta-feira (23). Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na segunda-feira (26).

CTTU - Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, vão funcionar normalmente, das 8h às 13h, na quinta-feira (22). Na sexta-feira (23), os serviços ficarão suspensos em virtude do feriado de São João, voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (26). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente no feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078

TURISMO, ESPORTES E LAZER - Neste fim de semana das festas juninas, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará no domingo (25), das 7h às 16h, em todas as rotas. As Academias Recife darão uma pausa na atividade na sexta-feira (23) e no sábado (24), retornando normalmente na segunda-feira (27).

O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Segundo Tempo terão seu funcionamento normal para os beneficiários até a quinta-feira (22). Na sexta, o atendimento ao público fica suspenso, retomando as atividades na segunda-feira (26).

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE  - Espaço de lazer contemplativo e de atividades de educação ambiental, o Jardim Botânico do Recife (JBR), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, estará aberto ao público na sexta (23), no sábado (24) e  no domingo (25), das 9h às 15h30. Na sexta e sábado, os visitantes terão acesso às coleções e jardins temáticos e à trilha autoguiada.  Com 10,7 hectares, o equipamento público municipal, nesses dias não contará com monitoria. Há sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical.  E duas trilhas: a do Meliponário, de solo natural, e a Alameda Pau-pombo, com 574 metros de extensão e acessível a cadeirantes.

No domingo, haverá monitoria. Os grupos se formam na portaria, dois pela manhã (9h) e um à tarde (14h).  O JBR fica no km 7,5 da BR-232, no bairro do Curado.O Econúcleo Jaqueira,  no feriadão, estará fechado.