Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.06.18 - 19h43

PCR discute enfrentamento à sífilis em seminário de Vigilância em Saúde

img_alt

Uma das estratégias para controle da doença está a elaboração do Plano Municipal de Redução da Sífilis. (Foto: Cortesia)

 

‘Os limites e desafios dos sistemas locais para o controle da sífilis’. Este foi o tema da palestra apresentada pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, durante o I Seminário de Experiências e Inovações da Vigilância em Saúde, na tarde desta quarta-feira (20), em um hotel em Boa Viagem. Durante o evento, o secretário, que dividiu o painel com representantes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, enfatizou a necessidade do fortalecimento da Atenção Básica para o enfrentamento à doença.

“Este é um assunto muito sério, um problema que depende da cooperação e participação de todos os níveis de governo e da sociedade em geral. O Ministério da Saúde pode dar diretrizes, o Estado pode reforçar diagnóstico e apoiar os municípios, mas cada município precisa entender a sua realidade e enfrentar o problema com muita responsabilidade”, afirmou o secretário, que também é pediatra e infectologista.

O titular da pasta também abordou durante a palestra os esforços da Prefeitura do Recife para controle da doença, que entre eles estão a ampliação de acesso ao teste rápido, passando de 36 para 98 o número de unidades da rede municipal que oferecem o teste, e a elaboração do Plano Municipal de Redução da Sífilis. As estratégias incluem ainda capacitação para a rede de atenção à saúde; viabilização do atendimento para os parceiros (turno ampliado para o ambulatório do homem); ampliação do acesso aos testes e também aos serviços de saúde materno-infantil, entre outras.

“É importante que as autoridades da área, digo de todos os municípios, tenham um olhar atento para a dinâmica do território, porque, no caso do Recife, por exemplo, o mapa mostra que a distribuição não é uniforme, então cada local tem uma particularidade que deve ser levada em conta para o planejamento ocorrer”, explicou Jailson.