Secetaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.06.20 - 16h06

PCR utiliza técnica de sanitização em ruas do centro da cidade contra o novo coronavírus

img_alt

Ação será realizada diariamente pela Secretaria de Saúde e foi motivada pela reabertura do comércio (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o objetivo de garantir a desinfecção dos pontos com maior fluxo de pessoas, para evitar a proliferação do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife iniciou, na manhã deste sábado (20),  o processo de sanitização em 30 ruas do centro da capital pernambucana, onde o comércio foi reaberto. A ação faz parte do Plano de Convivência com a Covid-19 e será realizada diariamente por agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.

“A sanitização é mais um reforço da Prefeitura do Recife para ajudar a diminuir a carga de vírus no ambiente, de modo que a gente possa zelar pela saúde das pessoas que voltaram a frequentar as ruas do centro. A estratégia é um complemento à higienização dos locais, já que não substitui a limpeza regular que deve ser feita rotineiramente em cada um dos espaços visitados. E é importante que a população continue respeitando os novos protocolos de saúde, como a utilização de máscaras, álcool em gel e o distanciamento”, explicou o gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida.

O roteiro montado pela Sesau inclui a Rua do Hospício, Rua Sete de Setembro, Rua da Concórdia, Rua Floriano Peixoto, Rua Barão da Vitória, Avenidas Conde da Boa Vista e Dantas Barreto, entre outras. 

O Recife foi a primeira capital do Nordeste a utilizar a técnica de desinfecção química reconhecida como eficaz no enfrentamento ao novo coronavírus, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde março, a Sesau Recife realizou mais de 40 mil visitações em toda a capital, contemplando cerca de 700 pontos espalhados pela capital, diariamente.