Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.07.17 - 15h49

Equipe da rede municipal embarca para o Japão em busca do Campeonato Mundial de Robótica

img_alt

A despedida, no Aeroporto Internacional Guararapes-Gilberto Freyre, foi acompanhada por familiares, amigos e pela equipe da Secretaria de Educação, capitaneada pelo secretário Alexandre Rebêlo (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Uma manhã de despedidas e emoção marcou o embarque da equipe de oito alunos da rede municipal de ensino do Recife, que viajou nesta quinta (20) para Nagoya, no Japão, onde vão participar da Robocup 2017, Campeonato Mundial de Robótica. A despedida, no Aeroporto Internacional Guararapes-Gilberto Freyre, foi acompanhada por familiares, amigos e pela equipe da Secretaria de Educação, capitaneada pelo secretário Alexandre Rebêlo. O time será o único a representar o Brasil, na categoria Rescue Simulation Nível 2, destinada a estudantes do ensino médio.

O time é formado por Paulo Poan (13), Isaías Silva Filho (14), Maria Eduarda Oliveira (13), Ryan Vinícius Morais (16), Tiago Roberto dos Santos (14), Estêvão Pereira (16), Miguel Santos (14) e Silvestre Lima (16), que viajam acompanhados de quatro professores da rede municipal de ensino Na chegada, uma surpresa os aguardava no saguão do aeroporto: oito banners gigantes com fotos de cada um dos participantes ornamentavam a balaustrada da área do embarque. Na bagagem, os estudantes levaram Bino, o robô construído pela equipe e ao redor do qual eles vêm se debruçando em treinos desde abril. O grupo embarca na viagem graças ao primeiro lugar obtido na Olimpíada Brasileira de Robótica de 2016.

Filho caçula de uma família de sete irmãos, Isaías Francisco da Silva Filho, 14 anos, pode ter sido o mais novo filho de Dona Marleide (52), mas é o pioneiro a alçar vôos. Literalmente. Ele foi o primeiro membro da família a viajar de avião graças à Robótica, pois teve a oportunidade de participar da equipe recifense que disputou o Festival Sesi de Robótica First Lego League (FLL), em Brasília, no final de 2016. A Robocup é sua primeira competição internacional. “Vai ser bom adquirir novas experiências, conhecer uma cultura nova, um novo idioma. Na competição vamos mostrar tudo que sabemos fazer”, disse, confiante.

A Robocup acontece entre os dias 26 e 31 de julho e, na competição, a equipe recifense vai enfrentar times de outros 52 países. Para o secretário Alexandre Rebêlo, é um orgulho muito grande ver o resultado do esforço coletivo da equipe. “Esperamos que esses oito jovens sejam exemplo para os outros 90 mil que temos na rede municipal. Esperamos que tenham melhores resultados não apenas na robótica, mas em português, matemática, na atenção e resolução de problemas para que, no futuro sejam excelentes profissionais. Que melhorem não só a sua vida, mas que nos ajudem a melhorar a cidade”, pontuou.