Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 20.07.18 - 12h36

Prefeitura do Recife abre inscrições para 363 novas bolsas em cursos superiores do Prouni Recife

Candidatos poderão se inscrever da segunda (23) até a quarta (25), exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br

 

A Prefeitura do Recife abre, na próxima segunda-feira (23), as inscrições do Prouni Recife, programa municipal que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares. Para o segundo semestre, serão oferecidas 363 vagas em 68 cursos, distribuídas pelas nove Instituições de Ensino Superior cadastradas. Os candidatos podem se inscrever a partir da 0h da segunda (23) até as 23h59 da quarta (25), exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. O primeiro listão com os resultados sai no dia 28.

Implantado em 2015, na primeira gestão do prefeito Geraldo Julio, o Prouni Recife tem hoje cerca de 1.080 alunos inscritos. Para concorrer a uma das vagas é preciso comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral; ter obtido média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição; ser residente e domiciliado no capital pernambucana por no mínimo três anos e não ter diploma de nível superior.

Desde abril de 2018, os estudantes do programa têm direito ao Passe Livre, que dá 70 passagens de ônibus gratuitas, por mês, para serem usadas em todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife estão Medicina, Odontologia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, várias engenharias, Design, Educação Física, Enfermagem, Hotelaria, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

Quem não tiver acesso à Internet poderá fazer sua inscrição nos computadores da Gerência Geral do Prouni Recife, no térreo da PCR, e nas Salas do Empreendedor situadas no Compaz Eduardo Campos (no Alto Santa Terezinha) e no Compaz Ariano Suassuna (no Cordeiro). O serviço funcionará entre os dias 23 e 25, das 9h às 16h.

O Prouni Recife pode ser estendido aos professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. As bolsas são para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios dos estudantes.

PROGRAMA - O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Com isso, o número de bolsas concedidas aumenta na mesma proporção em que há uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES).

INSCRIÇÕES: www.prouni.recife.pe.gov.br

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO:

(81) 3355-8759

prouniatende@recife.pe.gov.br

 

LISTA DAS FACULDADES:

Faculdade Mauricio de Nassau

Faculdade Estácio do Recife

Sopece

Facipe

Faculdade Boa Viagem

Faculdade Joaquim Nabuco

Faculdade dos Guararapes

Universidade Vale do Acaraú

Faculdade Nova Roma

 

LISTA DOS CURSOS:

Administração

Arquitetura e Urbanismo

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Biomedicina

Ciências Contábeis

Ciência da Computação

Direito

Design

Design de Moda

Design Gráfico

Educação Física

Enfermagem

Engenharia de Alimentos

Engenharia da Computação

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Elétrica

Engenharia Civil

Engenharia Mecânica

Engenharia de Produção

Engenharia Química

Estética e Cosmética

Farmácia

Fisioterapia

Gastronomia

Gestão de Recursos Humanos

Hotelaria

Jornalismo

Logística

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Psicologia

Pedagogia

Processos Gerenciais

Publicidade e Propaganda

Redes de Computadores

Relações Internacionais

Sistemas de Informação

Serviço Social

 

Cursos Superiores em Tecnologia (CSTs)

Design de Interiores

Estética e Cosmética

Fotografia

Gestão de RH

Redes de Computadores

Logística