Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 20.07.18 - 16h20

Reutilização de descartáveis é tema de oficina artística em comunidades do Recife

Atividades reúnem moradores da Ilha do Chié e Vila dos CasadosM

 

Moradores das comunidades Vila dos Casados e Ilha do Chié, nos bairros de Santo Amaro e Campo Grande, terão três dias de atividades artísticas e educativas, promovidas pela Secretaria de Saneamento do Recife (Sesan). Da segunda (23) até a quarta-feira (25), eles participarão da “Capacitação de Empreendedores”, com oficinas de confecção de produtos feitos com o reaproveitamento de materiais descartáveis.

As atividades acontecem em dois locais diferentes. No período da manhã, das 9h às 12h, a ação será com o grupo do Clube de Mães da Vila dos Casados, no Escritório de Saneamento de Santo Amaro (Av. Jayme da Fonte, nº 221, Santo Amaro). Já durante a tarde, das 14h às 17h, a atividade será na Associação dos Moradores do Chié (Rua Catulo da Paixão Cearense, nº 484, Campo Grande).

Na ocasião, os participantes vão aprender como reutilizar objetos como garrafas pet e tecidos. A idéia da oficina é mostrar que esses materiais podem ser transformados em itens para casa, como jarros e pesos para segurar portas. As atividades desta semana serão ministradas por Ivaneide de Holanda e Cecília Maria Novais, ex-alunas do mesmo programa quando foi realizado na Mustardinha, no segundo semestre de 2017.

Este trabalho tem o objetivo incentivar a sustentabilidade e estimular a geração de renda entre os moradores. As oficinas são realizadas em um clima lúdico e dinâmico, com o objetivo de sensibilizar os participantes em relação à importância de manter o bairro limpo e cuidar do meio ambiente. A iniciativa é de alta relevância social, uma vez que as comunidades sofrem com o descarte incorreto do lixo.

A ação faz parte do Projeto de Capacitação e Fortalecimento das Ações de Educação Sanitária e Ambiental, criado e realizado pela Secretaria de Saneamento. O objetivo do programa é conscientizar as famílias de comunidades carentes do Recife, que muitas vezes sofrem com as conseqüências da obstrução de redes de esgoto e sistemas de drenagem, como alagamentos e doenças de transmissão hídrica.

 

SERVIÇO
Capacitação de Empreendedores
Datas: 23, 24 e 25 de julho
Horários: 09h às 12h e 14h às 17h
Locais: Escritório de Saneamento de Santo Amaro (Av. Jayme da Fonte, nº 221, Santo Amaro) e Associação dos Moradores do Chié (Rua Catulo da Paixão Cearense, nº 484 - Campo Grande).