Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 20.07.20 - 09h50

PCR oferece estação itinerante de higienização pessoal à população usuária de droga e em situação de rua

img_alt

A partir da desta segunda-feira (20), a unidade móvel do Programa Acolhe Vida Recife, passa a contar com uma estação de higiene pessoal para ofertar banho e lavagem de mãos à população que vive em vulnerabilidade social nas ruas do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o intuito de garantir condições de higienização à população usuária de drogas e em situação de rua, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), começa a ofertar banho e lavagem de mão em unidade itinerante a partir de hoje (20). A estação de higiene pessoal conta com chuveiros e  pias instaladas em um trailer anexado à unidade móvel do Programa Acolhe Vida Recife, um serviço itinerante de abordagem social para usuários de álcool e outras drogas que faz parte do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, executado pela Secretaria de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod). 

Durante o período de emergência causado pela pandemia da covid-19, a unidade móvel do Acolhe Vida terá o incremento de um trailer para ofertar banho à população população usuária de droga que vive em vulnerabilidade nas ruas da cidade. O serviço funcionará como área de higiene e asseio pessoal e visa atender todas as regiões da cidade, sempre das 8h30 às 16h, em locais como Praça de Boa Viagem, Praça do Derby, Mercado de Afogados, Mercado da Encruzilhada, Praça do Derby, Praça do Jordão, Viaduto da Caxangá e Viaduto da Agamenon. Durante a ação, equipes da Sepod também irão entregar kits de higiene e máscaras de proteção.

A secretária executiva da Sepod, Ana Paula Marques, acredita que a ação itinerante levará condições dignas de higienização pessoal à população em situação de rua, que é considerada grupo de risco em meio a pandemia. "O incremento da unidade móvel do Programa Acolhe Vida Recife permitirá, além da oferta de banho, que nossas equipes deem continuidade ao acompanhamento junto aos usuários de álcool e outras drogas que têm a rua como local de moradia e que também já são acompanhados por outros serviços da rede socioassistencial da Prefeitura do Recife", afirmou a gestora.

A estação de higiene pessoal recebeu intervenção artística do artista Manoel Quitério, uma articulação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, que conta com o projeto Colorindo o Recife, uma política pública de fomento à arte urbana. A grafitagem promove o embelezamento e a humanização do espaço, acolhendo ainda mais as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Inaugurada em 2019, a unidade móvel do Acolhe Vida consiste em um micro-ônibus que leva o atendimento de prevenção, cuidado e inserção realizado pela Sepod para pontos com maior demanda de usuários de álcool e outras drogas. O Programa Acolhe Vida Recife propõe atendimento baseado nos vínculos do usuário, da família e da comunidade e visa promover o cuidado especializado através da escuta qualificada e acompanhamento individual, assim como a realização de encaminhamentos para as redes de serviços. 

Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas - Trata-se de um conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade do Recife, envolvendo o poder público municipal e entidades do terceiro setor. Por se tratar de um problema social que envolve diversas políticas de estado, a política pública sobre drogas é planejada e executada de maneira integrada e com responsabilidade compartilhada entre governo e sociedade.