NOTÍCIAS

Finanças | 20.09.12 - 13h05

Servidores recebem capacitação sobre nova versão do Portal de Compras

Treinamento ocorrerá na próxima segunda (24), às 14h30, no Auditório Capiba

Cristina Ramos

Servidores da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife, que trabalham na área de compras e cotações, receberão treinamento sobre a versão atualizada do Portal de Compras da PCR, que adquiriu novas funcionalidades com o objetivo de proporcionar maior transparência e confiabilidade sobre o preço estimado de produtos e serviços. Dirigido às equipes das Divisões de Administração Setorial (DAS) e de Administração Financeira (DAF) do Município, a capacitação será realizada na próxima segunda-feira (24), às 14h30, no Auditório Capiba (15º andar do edifício-sede da PCR).

Além de modernizar e ampliar a transparência do Portal de Compras, a nova versão permite a transferência sistemática de informações sobre licitações para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). “O Portal deixará de ser apenas publicador de licitações e passará a conter a discriminação por cada item das licitações, importante instrumento de sistematização de informações sobre valores, volume e itens que estão sendo licitados pelo Município do Recife”, assegura o auditor Hélio Max, diretor geral de Licitação e Compras da Secretaria Municipal de Finanças.

A adequação às novas funcionalidades implica em mudanças de procedimentos, de modo que o que está sendo comprado deverá ser publicado de forma sistematizada em conjunto com os anexos legais (editais e termos de referência). A partir de agora, quando for publicada uma licitação já estará detalhado o volume e a especificação da compra. Além dos benefícios diretos, como o maior controle de preços e quantidade, a nova versão do Portal permitirá o acompanhamento direto sobre valores licitados ou em licitação por unidade gestora (secretaria ou empresa indireta) e da publicação desses itens em portais de transparência.

A partir da próxima semana, quando a implantação das mudanças estará concluída, antes de emitir um documento os DAS ou DAFs poderão contar com a Tabela Referencial de Preços (espécie de Banco de Preços), que será atualizada automaticamente pelos próprios processos licitatórios. As novidades do Portal de Compras também deverão facilitar relatórios futuros sobre volume de contratação por unidade gestora, seja uma secretaria ou órgão da administração indireta. A iniciativa da Prefeitura do Recife intensifica a política de controle dos gastos públicos, beneficiando esta e as próximas gestões municipais.

SERVIÇO

CAPACITAÇÃO SOBRE NOVA VERSÃO DO PORTAL DE COMPRAS
DATA: 24 de setembro, das 14h30 às 17h
LOCAL: Auditório Capiba (15º andar do edifício-sede da PCR)