Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.09.17 - 17h54

Prefeito Geraldo Julio firma parceria com a UNICEF para promover direitos de crianças e adolescentes no Recife

img_alt

O gestor municipal e a representante da Unicef no Brasil, Flaurence Bauer, assinaram acordo nesta quarta (20) que inclui o Recife como uma das 10 cidades brasileiras na Plataforma Centros Urbanos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o objetivo promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades nos centros urbanos brasileiros, o prefeito Geraldo Julio, assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o Memorando de Entendimento Plataforma dos Centros Urbanos entre a Prefeitura Municipal e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. A iniciativa, que é um compromisso de cooperação do UNICEF com governos e outros parceiros irá se estender até o ano de 2020.

"A UNICEF já tem parcerias importantes aqui com o Recife e hoje estamos pactuando novas metas na educação, na questão da mortalidade neonatal e na prevenção de gravidez na adolescência São ações muito importantes que estamos desenvolvendo aqui e que agora, a partir desse intercâmbio com outras Prefeituras através da Unicef, com o conhecimento  também transferido pela própria UNICEF, vamos poder reduzir vários índices e aumentar várias instâncias de prevenção", declarou o prefeito Geraldo Julio.

A parceria consiste em desenvolver, por meio de etapas de uma agenda prioritária que prevê ações em áreas como a promoção dos direitos na primeira infância, o enfrentamento da exclusão escolar e promoção dos direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Depois de pactuadas as agendas de cada área, serão realizados diálogos temáticos intersetoriais, que vão contar com a metodologia técnica do UNICEF e engajamento de diversos atores da gestão pública, da iniciativa privada e também da sociedade civil.

A representante da UNICEF, Florence Bauer, explicou que o UNICEF e Prefeitura do Recife já são parceiros em outras iniciativas e que o acordo de hoje integra novas áreas na promoção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Uma das iniciativas apoiadas pelo Unicef é o Programa Hoje Menina, Amanhã Mulher, da Secretaria da Mulher do Recife. As oficinas de empoderamento para menins de 14 a 18 anos do programa começam hoje, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, com a presença de Florance Bauer. 

"A UNICEF já tem uma parceria com a Prefeitura apoiando diversas ações que são realizadas aqui, relacionados à primeira infância, como a Semana do Bebê, por exemplo. Percebemos que o Recife vem assumindo um papel bem inovador, como na abordagem do vírus Zyka. Nossa intenção é que com a Plataforma dos Centros Urbanos possamos ajudar a focar nas crianças e adolescentes que são mais afetados nas desigualdades dos municípios", afirmou.

Também será  elaborado um Plano para Impacto Coletivo, que vai definir territórios prioritários para redução das desigualdades. Com a parceria, a Prefeitura do Recife se compromete a fortalecer políticas públicas já existentes voltadas para a redução das desigualdades intramunicipais e implementar novas medidas e ações com esse intuito, geradas a partir dos diálogos. A Prefeitura passa também a participar de eventos nacionais para fins de intercâmbio entre as cidades integrantes da Plataforma dos Centros Urbanos no Brasil, bem com mobilizar e favorecer a participação e envolvimento de recursos humanos e técnicos existentes nas esferas da administração pública, além de disponibilizar dados, indicadores e informações relevantes para medir os resultados das ações realizadas através dele.