Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.09.18 - 16h11

Estudantes têm tarde com escritores pernambucanos

img_alt

Alunos participaram do Programa Manoel Bandeira de Formação de Leitores, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes experiências de leituras. (Foto: Cortesia)

 

Ontem (19), os jardins da casa que abriga a União Brasileira dos Escritores (UBE) em Casa Forte, ficaram floridos, mas de alunos da rede municipal de ensino do Recife. Mais de 80 estudantes dos 5º anos das Escolas Municipais Diná de Oliveira (Iputinga) e Severina Lira (Tamarineira), participaram de uma tarde cultural com renomados escritores pernambucanos.

As crianças participaram da ação Conversa ao Pé do Livro, realizado pelo Programa Manoel Bandeira de Formação de Leitores, da Secretaria de Educação do Recife, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes vivências e emoções e experiências leitoras pelo acesso às instituições da literatura brasileira. Ivana Cavalcanti, coordenadora do Programa Manoel Bandeira falou sobre a importância do projeto. “É sempre um prazer dividir experiências e conhecer nossos escritores. Para as crianças é um momento que fica marcado”, destacou.

Com a plateia recheada de escritores, as escolas prepararam belas homenagens. As estudantes Analu Medeiros (11) e Kauany Silva (10) da escola Diná de Oliveira, recitaram poesia em homenagem a UBE. As alunas comentaram sobre a tarde agradável e ainda falaram sobre a importância da leitura. “Gosto muito de poesia. É muito importante ler e é lendo que vamos nos desenvolver e escrever melhor, além de nos preparar para a vida”, confidenciaram. A Escola Severina Lira preparou uma contação de história para os colegas. Acompanhando a leitura, as alunas fizeram uma apresentação teatral com bonecos.  

Para Geraldo Ferraz, escritor e coordenador da UBE momentos como esses, de troca com as crianças, são importantes para formar futuros leitores. “Essas crianças são a certeza de que teremos continuidade. Parabéns ao Projeto Manuel Bandeira por valorizarem a leitura”, afirmou o escritor.

O escritor Tavares de Lima também comemorou o dia com os estudantes. “Esta é uma tarde para ser escrita na história da casa da UBE. O programa Manuel Bandeida está prestando um serviço admirável, porque está construindo para o futuro leitores que vão dar oportunidade a novos escritores”, comemorou. O escritor de títulos como “O Menino de Nagasaki” também presenteou as escolas com livros para suas bibliotecas. Entre os escritores presentes estiveram nomes como Alexandre Santos, Marcos Carneiros, Miriam Brindeiro de Moraes, Raquel Carrilho e José Tavares de Lima, entre outros.

 

Sobre a UBE

A União Brasileira de Escritores (UBE), entidade que representa escritores de todos os matizes e estilos no Brasil, foi fundada em 17 de janeiro de 1978, em campanha liderada pelo escritor Paulo Cavalcanti, seu primeiro presidente. Depois de uma temporada ocupando uma sala no Espaço Passargada, na Rua da União, a UBE conquistou a sede própria – a Casa Rosada da Rua Santana – um belo casarão construído na bucólica rua de Santana, nº 202, no bairro de Casa Forte, no Recife.