Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 20.09.18 - 18h23

Um fim de semana dedicado aos museus e às bicicletas

img_alt

Celebrando a 12ª Primavera dos Museus, vários equipamentos mantidos pela Prefeitura do Recife oferecem, já a partir de sexta-feira (21), uma variada e imperdível programação gratuita. Tem também show de jazz, atividades ambientais, roteiros turísticos, festa no parque Santos Dumont e passeio ciclístico em alusão ao Dia Mundial Sem Carro. (Foto: Divulgação)

 

O fim de semana que encerra as atividades da 12ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), convida os recifenses a usufruir das emoções, belezas e conteúdos semeados pela arte nos diversos espaços expositivos da capital pernambucana. Na programação preparada pela Prefeitura do Recife, além de exposições gratuitas para todos os gostos e faixas etárias, tem também concerto de jazz no Paço do Frevo, festival de música experimental no Murillo La Greca, atividades educativas e ambientais, além de passeios turísticos pelas histórias e paisagens do Recife. Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no sábado (22), a magrela pode e deve ser o meio de transporte oficial do fim de semana.
 
O Paço do Frevo abrirá os trabalhos recreativos nesta sexta-feira (21), promovendo, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos, um intercâmbio musical entre o pianista americano Phil DeGreg e o violonista e guitarrista brasileiro Bruno Mangueira. O concerto gratuito começará às 17h e promove um diálogo entre o jazz americano e a música brasileira. No sábado (22), tem mais: os mesmos dois músicos oferecem uma oficina sobre as interseções históricas e estilísticas entre o jazz norte-americano e a música popular brasileira, a partir de aspectos rítmicos, interpretativos, harmônicos e de improvisação. Inscrições: pacodofrevo.org.br/programacao. Para mais informações: (81) 3355-9527.
 
No sábado, os recifenses terão outros bons motivos para visitar os museus geridos pela Prefeitura do Recife. Na Zona Norte, o Murillo La Greca participa da segunda edição do Circuito de Museus, oferecido dentro das atividades da 12ª Primavera de Museus. Com o objetivo de integrar museus e visitantes numa programação articulada, o passeio começa às 13h e só acaba às 17h, com paradas no Murillo La Greca, Museu do Homem do Nordeste e Fundação Gilberto Freyre. A atividade é gratuita, com transporte garantindo. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail circuitodemuseusrecife@gmail.com. Foram disponibilizadas 60 vagas. 
 
Também no sábado, o Murillo receberá o Festival O Rumor - Ciclo de Arte Sonora e Música Experimental. Promovido por Cássio Sales e Yuri Bruscky, o circuito de eventos que promovem diálogo criativo entre a música e outras linguagens artísticas inicia suas atividades no segundo semestre de 2018 com uma dobradinha de apresentações com o artista sonoro chileno Claudio Merlet e o coletivo paraibano Artesanato Furioso, que se apresentará no Recife encarnado por Valério Fiel da Costa, Luã Brito e Yuri Bruscky, interpretando a peça Cópula das Abelhas de ferro (VFC). O evento, gratuito e aberto ao público, terá início às 15h, na área externa do museu, como resultado da parceria entre o Educativo do Murillo La Greca, Glândula.Lab e Estranhas Ocupações.
Outro bom motivo para visitar o La Greca no sábado é a mostra {Centro} o design do dia a dia, assinada por Arthur Braga, que convida os recifenses a parar para contemplar as paisagens que o cotidiano se apressa em atravessar. A exposição conta com 31 fotos do centro comercial da cidade, feitas por Jão Vicente e Liêdo Maranhão em diferentes momentos históricos, além de 18 placas confeccionadas pelo letrista Carioca, que trabalha para os comerciantes do Centro, e os tamboretes de Quinha. O acervo conta ainda com vídeos e áudios feitas por Arthur, que parou as pessoas e ouviu suas histórias, dando vez e voz às paisagens e belezas que muita gente nem consegue mais enxergar. Gratuita e aberta ao público, a mostra fica em cartaz até o dia 11 de outubro. Informações: 3355-3129.
 
No Centro do Recife, as artes visuais também florescem nesta Primavera dos Museus. O MAMAM convida para uma conversa, também no sábado, às 14h. Para provocar uma reflexão sobre o tema proposto este ano pela programação capitaneada pelo Ibram, o museu convidou Eduardo Castro, Leonardo Dantas e Regina Batista para tratar da importância da memória, levando em conta o acervo das instituições museais e as atividades educativas. A mediação será de Lorena Taulla e Mariza Monteiro. Informações: 3355-6871.
 
Além de debate, tem novidade na pauta do MAMAM neste fim de semana. No sábado e no domingo, estará em cartaz a exposição Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta, que abre ao público nesta sexta-feira (21) para visitação gratuita. A mostra conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. O MAMAM, equipamento mantido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, funciona das 13h às 17h no sábado e no domingo.
 
Pertinho da praia de Boa Viagem, dentro do Parque Dona Lindu, tem mais exposição gratuita. Segue em cartaz na Galeria Janete Costa a exposição gratuita Danger, assinada pelo artista visual francês Serge Huot, que apresenta um conjunto de obras que relacionam a prática do surf com questões ambientais urgentes. A galeria funciona das 14h às 20h, no sábado, e das 15h às 19h, no domingo. Contato: (81) 3355-9825.
 
Para quem quiser chegar ainda mais perto da natureza, o Jardim Botânico do Recife vai oferecer caminhada pelos jardins temáticos no sábado, às 10h e às 14h, e no domingo, às 10h. Já no Econúcleo Jaqueira, a criançada vai se esbaldar com a oficina de teatro e jogos com temáticas ecológicas. Para os adultos, vai ter oficina de horta caseira no domingo. O telefone do Jardim Botânico do Recife é o (81) 3355-0321 e o do Econúcleo da Jaqueira é (81) 3355-5801.
 
No sábado, o Parque Santos Dumont, na Zona Sul da cidade, recebe o projeto Recife Mais Lazer, com programação gratuita, diversificada e a céu aberto, das 14h às 19h. No Polo Cultural vai ter apresentação do Maracatu Porto Rico, das 14h às 15h; Patusco, das 15h às 16h; do grupo Nativos da Dança da Ilha de Deus, das 16h às 17; e de orquestra de frevo, das 18h às 19h. O evento vai contar ainda com polo esportivo com atividades inclusivas, das 14h às 19h. Vai ter handebol, vôlei, minifutebol, badminton, tênis, futevôlei, fute-tênis, skate e slackline. Para os pequenos, será oferecido até um circuito para educação no trânsito.
 
Tem programação gratuita garantida também para quem quiser explorar as paisagens e os atrativos recifenses. O projeto Olha! Recife, iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, realiza, em mais uma edição do CurioCidades, um passeio de ônibus neste sábado. Com destino ao Instituto Ricardo Brennand, o passeio de ônibus zarpa às 14h, da Praça do Arsenal. Também no sábado, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, vai ter passeio de bicicleta pela Orla de Boa Viagem até o Parque Santos Dumont, a partir das 14h30. No domingo, o roteiro do Olha! Recife a pé passará pelas pontes do Recife Antigo, com saída às 9h, da Praça do Arsenal. As inscrições devem ser realizadas nesta sexta-feira, no sitewww.olharecife.com.br.