NOTÍCIAS

Administração | 20.10.15 - 18h49

Pausa para Prevenção leva serviços de saúde gratuitos para servidores

img_alt

Mais de mil pessoas passaram pela térreo da Prefeitura. Ação faz parte da Semana do Servidor que segue até esta sexta-feira (23). (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)



A saúde e o bem estar dos servidores é um dos eixos prioritários na área da gestão de pessoas da Prefeitura do Recife. E na Semana do Servidor não poderia ser diferente. Durante todo o dia de hoje (20), os funcionários municipais participaram da Pausa para Prevenção, ação que reuniu diversos serviços de saúde e exames gratuitos. Mais de mil pessoas passaram pelo evento no térreo da PCR.
A servidora Maria da Conceição, do Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, veio à PCR especialmente para ação e aprovou a iniciativa. "Vim pensando em fazer o exame de mamografia. Quando cheguei, me surpreendi com tantos serviços. Já passei por quase todos os estantes", contou.

Como ela, os servidores puderam realizar avaliações físicas, testes rápidos de glicose, HIV e sífilis, tomar as vacinas, realizar exames de mamografia, através do mamógrafo móvel, e oftalmologia, com os médicos do Centro de Centro Oftalmológico de Pernambuco (Cope), receber orientações sobre a saúde bucal, doar sangue na unidade móvel do Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene) e fazer limpeza de pele e esfoliação das mãos.

No estande das secretarias da Mulher e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), os participantes puderam receber orientações sobre a saúde da mulher, da criança e do adolescente, do idoso e ficar por dentro das iniciativas da Prefeitura no combate à violência e ao preconceito. Foram distribuídos preservativos masculinos e femininos e vários informativos.
Um deles, o Cartão da Mulher, que ajuda no acompanhamento da saúde feminina e dos exames preventivos, é uma iniciativa pioneira da PCR. Nele, a pessoa escreve seus dados sobre saúde reprodutiva, anota as datas dos exames e preenche a tabela de controle menstrual. Desta forma, basta entregar o cartão ao médico na consulta e ele já consegue saber as principais informações da paciente.
Para Jacenira Bezerra, servidora da SDSDH, a atividade não só alerta para os cuidados com a saúde, como também abre espaço para divulgação das políticas públicas desenvolvidas pela PCR para toda a população. "Hoje estou aqui trabalhando e conversando com os interessados sobre saúde do idoso. Mas como sou uma 'pré-idosa' , tratei de fazer todos os exames e recebi orientações sobre saúde da mulher", brincou.

Programação - Nesta quarta-feira (21), os servidores poderão expressar sua fé na missa do Frei Damião Silva, da Paróquia de Santo Amaro, que acontecerá às 10h. Já nos dias 22 e 23/10, fechando o evento, é a vez da Feira do Programa de Serviço e Lazer (Prosel). Mais de 20 empresas diversos segmentos vão expor seus produtos e oferecer aos servidores, descontos diferenciados e sorteio de brindes.

Serviço:
Semana do Servidor
De 19 a 23/10
- Missa com o Frei Damião Silva: 21/10 , às 10h, na praça de alimentação da PCR
- Feira do Prosel: 22 e 23/10, a partir das 8h, no térreo da PCR