Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 20.10.17 - 19h26

Exposição fotográfica entra em cartaz no Museu Murillo La Greca

img_alt

O ensaio Solidão, do fotógrafo Tiago Calazans, é fruto de três anos de imersão na cidade de mesmo nome, no Sertão pernambucano. Estreia nesta quarta-feira (25) e fica em cartaz até o dia 22 de dezembro. (Foto: Tiago Calazans/Divulgação)

 

Retratando um sentimento e uma geografia que parecem conspirar, cúmplices, contra destinos, a exposição Solidão estreia nesta quarta quarta-feira (25), às 19h, no Museu Murillo La Greca. O ensaio é fruto de um trabalho de três anos de imersão do fotógrafo Tiago Calazans, na cidade de Solidão, no Sertão pernambucano.

“Solidão é um ensaio sobre um lugar não físico, um lugar que nos habita por dentro ou que nos esvazia. Uma terra, uma raiz, uma fé, uma ausência de caminho, de saída”, delimita o fotógrafo. A exposição, com curadoria da também fotógrafa Pri Buhr e produção de Thaís Vidal, ficará em cartaz até o dia 22 de dezembro de segunda a sexta, das 9 às 12h, das 14h às 17h.

O projeto foi contemplado, em 2014, pelo edital de Artes Visuais da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife e as viagens do fotógrafo à cidade começaram neste mesmo ano, contando também com o apoio da Prefeitura de Solidão.

Tiago Calazans é fotógrafo desde 2009 e sempre atuou na fotografia autoral. Teve seu primeiro trabalho,  Chronus, exibido em Belém, já expôs os ensaios Faces da Fé, em 2012, Discromatopsia e Banzo, em 2014, e participou com Solidão da exposição coletiva Everyday Brasil, organizada pela Everyday Golshahr, em maio de 2017, no Irã. E também na III Mostra de Projeções da Fotoativa, em agosto de 2016, em Belém.

Sobre a cidade personagem de seu novo ensaio, que fica a 400 km do Recife, tem cerca de seis mil habitantes e foi fundada no século XIX, Tiago diz ser uma geografia irrigada somente pela fé. Em Solidão, conta, havia uma fonte de água benta, que secou, em meados dos anos 1960. Mas ainda hoje o lugar atrai romeiros em peregrinação pelos caminhos que a água fez um dia. Atualmente, é a religião que movimenta essa pequena cidade, de onde moradores e visitantes afluem, entrando e saindo, pela mesma estrada.

 

Serviço

Exposição Solidão, do fotógrafo Tiago Calazans
Abertura: 25 de outubro, às 19h
Visitação: De 26 de outubro a 22 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta
Local: Museu Murillo La Greca, na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim
Entrada Gratuita
Informações: 3355-3126 (Murillo La Greca)