Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.10.17 - 19h42

PCR promove debate sobre política de igualdade racial na Unicap

No seminário desta sexta, os participantes foram convidados a participar da IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife realizou, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Política de Igualdade Racial (CMPPIR) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o seminário "Promoção da igualdade racial no contexto da crise", nesta sexta-feira (20), na Unicap, na Boa Vista.

Durante o encontro, o público assistiu à apresentação "Viva Zumbi!", da artista Ita Morais, que fala sobre a necessidade de novos militantes para a política de igualdade racial. Entre os debatedores, estiveram a gerente de Controle Social da Prefeitura do Recife, Ana Farias; a professora Valdenice Raimundo, coordenadora do Núcleo dos Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Unicap); o promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos Westei Conde e José Oliveira, da Convergência Negra.

Segundo a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, a política de direitos humanos da capital pernambucana tem, entre seus objetivos, levar o debate da igualdade racial à população. "Queremos promover discussões que nos ajudem a traçar a política de igualdade racial do Recife. Esse é o lugar de pensar quais estratégias são favoráveis a esse processo de organização das políticas públicas", disse.

Durante o seminário, os palestrantes e os participantes debateram as estratégias para fortalecer os equipamentos de controle social, especialmente os conselhos municipais. O promotor Westei Conde destacou a importância de as pessoas negras ocuparem os espaços de poder. "Onde estão os negros quando olhamos para os poderes executivo e legislativo, por exemplo? Não podemos mais aceitar o lugar de subalternidade imposto socialmente aos negros. É importante que falemos por nós mesmos”, disse o representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ainda ressaltou o pioneirismo do Recife ao instituir um programa de enfrentamento ao racismo institucional.

Já a gerente de Igualdade Racial do Recife, Girlana Diniz, destacou que a Prefeitura do Recife vem promovendo diversas ações de educação em direitos humanos no âmbito da igualdade racial, tanto para os funcionários quanto para o público externo. "Temos trabalhado com a educação porque entendemos que é a principal estratégia para desconstruir o racismo. Este seminário colabora com isso, nos ajudando a refletir sobre a atual conjuntura de perda de direitos. Estamos aqui para pensar, juntos, em novas estratégias para a população negra diante dessa realidade para efetivar a promoção da igualdade racial", explicou a gestora.

CONFERÊNCIA – No seminário desta sexta, os participantes foram convidados a participar da IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro. Durante a programação, acontecerá a eleição dos membros do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Recife (CMPPIR), cujas inscrições foram encerradas nesta sexta.