Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.10.17 - 18h09

Secretaria de Educação promove terceira edição de ‘Papo Pedagógico’

img_alt

Série de eventos irá reunir todo o corpo de professores gradativamente e promoverá troca de experiências com referências da educação nacional. (Foto: Lu Streihorst/PCR)

 

Até amanhã (21), a alfabetização é o foco da terceira edição do Papo Pedagógico, série de eventos e encontros voltados para a qualificação dos professores da rede e que coloca o corpo docente no centro das atividades de formação e escuta daqueles que constroem o futuro da cidade. No total, a terceira edição do evento reúne 400 profissionais no Centro de Convenções do Hotel Canáriu’s, em Gravatá. Atualmente, 125 escolas das 309 unidades da rede atendem 30 mil crianças em fase de letramento. O encontro será encerrado pelo secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, ao final da manhã.

O objetivo do evento é trocar experiências com grandes especialistas do país e promover a permuta de saberes e construções coletivas com os professores da rede. Entre os palestrantes convidados, Eduardo Shinyashiki e Jefferson Mainardes. O primeiro, mestre em neuropsicologia e liderança educadora, abriu o evento na noite de quinta-feira (19) com um painel acerca das competências socioemocionais na educação. Já Mainardes, Doutor em Educação pela Univesity College London (UCL), participa da programação de amanhã (21) com painel sobre alfabetização, heterogeneidade e pedagogia diferenciada. 

O grande destaque do evento, entretanto, diz respeito à exposição dos educadores sobre suas metodologias e o desenvolvimentos de seus estudantes nas escolas, fortalecendo uma verdadeira cultura de rede. Na manhã de hoje, por exemplo, os mestres puderam conhecer a experiência de Elisama Viegas, ligada à Escola Municipal Margarida Siqueira, no Alto de Santa Terezinha. Em suas aulas para o primeiro ano, ela reviveu o clássico João e Maria de forma interdisciplinar de foma lúdica, trabalhando leitura, oralidade e escrita e associando o conteúdo do livro a eixos de matemática, ciência e artes. Assim, os estudantes puderam aprender sobre alimentação saudável ao criar uma salada de frutas e imergir nas artes cênicas ao apresentar a peça para crianças menores, fortalecendo sua autoestima e promovendo o protagonismo infantil.

Já Ediney Muniz da Silva, ligada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Brasilit, expôs sua prática com as parlendas, pequenos versos de temática infantil. Através deles, a professora estimulou a leitura de forma dinâmica e os alunos puderam imergir no mundo da leitura através de brincadeiras, explorando as rimas com foco na lógica e da exploração oral lúdica através de desafios. A culminância do projeto aconteceu com a confecção de um livro elaborado pelo próprio grupo de estudantes. Outras palestrantes foram Thereza Figueiredo, da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Recife, além das profissionais ligadas à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Andrea Brito, Carol Perruci, Eliana Albuquerque, da UFPE e Magna Cruz.

Encontros provocam imersão – A Secretaria de Educação irá promover, gradativamente, o Papo Pedagógico para todos os 5.801 professores efetivos da rede, que ministram aulas a 90 mil estudantes nas 309 unidades de ensino. O objetivo é provocar a imersão dos participantes nos temas através de vivências com perspectivas técnicas, mas também interativas e motivacionais. A formação continuada do professor faz parte da Política de Ensino do Recife e visa uma constante revisão das práticas pedagógicas.

ASSUNTOS: