Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 20.10.21 - 15h17

Prefeitura do Recife, UFRPE e SBPC-PE reúnem pesquisadores para discutir produção de Ciência e Tecnologia

 

Evento virtual gratuito ocorre entre os dias 25 a 29, em comemoração à Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, e vai unir universitários, especialistas e professores para debater inovações e desafios nas áreas. O ex-ministro Sérgio Rezende fará abertura

 

Com o objetivo de dar visibilidade a projetos de pesquisas e atividades realizadas por instituições científicas e proporcionar troca de saberes, a Prefeitura do Recife, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e da Mulher, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional de Pernambuco (SBPC-PE) promovem a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda a próxima semana, entre os dias 25 e 29 de outubro, serão realizadas mesas de debates, unindo especialistas, pesquisadores, professores e universitários. A abertura ficará por conta do ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, que fará a abertura, analisando a história e evolução da SBPC e os impactos dos recentes cortes orçamentários para a produção científica no Brasil. Todo o evento, que é gratuito, será transmitido em diversos canais pela internet (ver programação abaixo).

 

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia ocorre em consonância com a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema deste ano é: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. O evento busca proporcionar a troca de saberes em diálogos que fomentem a defesa da ciência para o desenvolvimento do País. 

 

O evento vai abordar temas atuais como os desafios impostos pela pandemia da covid-19 a toda a sociedade, o corte de verbas orçamentárias e o impacto no desenvolvimento de pesquisas no Recife e no Brasil, bem como assuntos específicos da capital pernambucana, a exemplo da situação do esgotamento e saneamento básicos e o reflexo na cidade. Ao final de cada mesa, os participantes receberão certificados de participação.

 

Na abertura, além da presença do professor e ex-ministro Sérgio Rezende, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu Moreira, debaterão a história e evolução da SBPC e o atual panorama com os cortes orçamentários nas áreas de Ciência e Tecnologia. A mesa começa às 16h30. No mesmo dia, às 19h, os desafios do uso de tecnologias para a telessaúde é tema do encontro dos professores Edison Albuquerque (POLI-UPE) e Claudinalle Farias Queiroz de Souza (CISAM – UPE), com mediação de Rosário Andrade (SBPC – UFRPE).

 

A programação da Semana Municipal ainda contempla discussões em torno da produção de podcasts durante a pandemia; os desafios do ensino híbrido; soluções tecnológicas para o esgotamento e saneamento básico do Recife; dentre outros temas. Na quinta-feira (28), a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, ao lado da poetisa e vereadora Cida Pedrosa e da professora Giovanna Machado (Cetene-PE) detalham o projeto "Compartilhando saberes”, iniciativa da Prefeitura que busca aproximar a produção acadêmica e científica do universo das mulheres.

 

MAIS AÇÕES - Ao longo desse mês de outubro, o Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), vem promovendo uma vasta programação de forma híbrida. As atividades envolveram oficinas de produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com potencial ornamental e de fitoterápicos, exposições e vídeos divulgados através do instagram @jardimbotanicorecife, além de ciclo de palestras, entre outras ações.

 

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivos promover a difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população, além de dar visibilidade à produção de conhecimento local. A SNCT busca aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos. A semana é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com Secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país.

 

Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Programação: 

 

Segunda-feira 25/10

16h30 -SBPC e as Semanas de C&T: histórico, evolução, e situação atual com os cortes orçamentários

Palestrantes: Ildeu Moreira (UFRJ), Sérgio Rezende (DF–UFPE), Rafael Dubeux (SDECTI) e Rosário Andrade (SBPC–UFRPE)

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCkIM3FeBKJP-In-WA19oWRw

 

19h - Dialogando com as Tecnologias na Telessaúde

Palestrantes: Edison Albuquerque (POLI-UPE), Claudinalle Farias Queiroz de Souza (CISAM–UPE) e Rosário Andrade (SBPC–UFRPE)

Canal: https://www.youtube.com/c/UFRPEoficial

 

Terça-feira 26/10

16h30 - A produção de podcast durante a Pandemia

Palestrantes: Giovana Mesquita (UFPE-CAA), Sheila Borges (UFPE-CAA), Rosário Andrade (SBPC-UFRPE) e Amanda Mansur (UFPE-CAA)

Canal: https://www.youtube.com/c/UFRPEoficial

 

19h - Impactos na Educação das tecnologias da informação

Palestrantes: Ernandes Rodrigues (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão (Reitor UFRPE), Anísio Brasileiro (APC) e Rosário Andrade (SBPC-UFRPE)

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCkIM3FeBKJP-In-WA19oWRw

 

Quarta-feira 27/10

19h - Esgoto e saneamento em Recife, e soluções tecnológicas

Palestrantes: Fernando Porto (UFRPE-SEDE), Marília Castro (IFPE) e Rosário Andrade (SBPC–UFRPE)

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCkIM3FeBKJP-In-WA19oWRw

 

Quinta-feira 28/10

16h30 - Diálogos: mulher e ciência

Palestrantes: Cida Pedrosa (Vereadora e Poetisa), Giovanna Machado (CETENE), Glauce Medeiros (Secretária da Mulher do Recife) e Rosário Andrade (SBPC-UFPE)

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCxMRq-Mv3UimnqOl6aRrM6Q

 

19h - Covid-19: panorama atual

Palestrante: Sergio Rezende (DF–UFPE), Jonas Albuquerque (IRRD-UFRPE e LIKA-UFPE) e Helinando Oliveira (Univasf)

Canal: https://www.youtube.com/c/HelinandoOliveira

 

Sexta-feira 29/10

16h30 - Narrativa popular e Ciência (escrita): um diálogo a descodificar

Palestrantes: Luís Martins (IELT-FCSH/UNL), Gilmar Furtado (IFAL) e Rosário Andrade (SBPC-UFPE)

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCkIM3FeBKJP-In-WA19oWRw