NOTÍCIAS

Cultura | 20.11.11 - 10h26

Copa 2014: Recife troca experiências com especialistas da Alemanha

Consultores alemães com larga experiência em mobilidade urbana e organização da Copa do Mundo estarão no Recife, da segunda (21) à quarta-feira (23), para compartilhar experiências e mostrar propostas que colaborem com a preparação da cidade para a Copa 2014. A programação inclui palestras, apresentações de projetos e visitas técnicas às obras relativas ao torneio mundial.

Fazem parte da missão o engenheiro Thomas Wehr, que coordenou o escritório da Copa em Nuremberg de 2004 a 2007, e a geógrafa Nora Margarete Pullman, com atuação há duas décadas nas áreas de trânsito, mobilidade e planejamento na região de Frankfurt.

Os trabalhos começam na segunda, às 9h, no Marante Plaza Hotel (Avenida Boa Viagem, 1070), com palestras dos consultores e debates. À tarde, a programação continua às 14h, incluindo
apresentações de representantes da Prefeitura do Recife e Governo do Estado sobre o sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR); os projetos da Via Mangue,
corredores Norte-Sul e Leste-Oeste e o Ramal da Copa; e o Plano de Mobilidade do Recife, bem como investimentos previstos no PAC.

Na terça-feira (22), os consultores e as equipes técnicas da Prefeitura e do Governo fazem visitas técnicas a uma série de obras e locais da RMR. Às 9h, eles vão conferir as intervenções em andamento da Via Mangue. Em seguida, a comitiva vai para a estação Werneck, onde conhecerá as instalações da CBTU, e segue, às 11h, usando o metrô, para o Terminal de Integração de Camaragibe.

Ao meio-dia, será a vez das obras da Arena Pernambuco e, logo depois, o Corredor Leste-Oeste. E à tarde, a partir das 14h30, as áreas visitadas serão o Corredor Norte-Sul e os terminais integrado da PE-15, Pelópidas Silveira e Joana Bezerra. Por fim, na manhã da quarta-feira (23), será feita a avaliação final.

Experiência – Thomas Wehr gerenciou, entre 2004 e 2007, o escritório da Copa do Mundo em Nuremberg, Alemanha, com participação também na Copa das Confederações. Suas atribuições
incluíram o planejamento orçamentário, organização de eventos como o Fan Fest, coordenação dos planos de marketing e relações públicas e participação em grupos de trabalho em áreas como transporte, segurança pública, turismo e controle de desastres.

Por sua vez, Nora Pullmann tem ampla experiência em projetos relacionados ao transporte público. Trabalhou entre 1991 e 2003 na Prefeitura de Frankfurt am Main, nos departamentos de Coordenação e Design de Rodovias; e Mobilidade Urbana e Planejamento de Construções. A partir de 2003, atuou na gerência de tráfego para a região de Frankfurt-Rhein-Main. Na Copa do Mundo da Alemanha, foi coordenadora de Transportes da Fifa. Prestou consultoria para diversas cidades alemãs e sulafricanas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Segunda, dia 21/11

Local: Marante Plaza Hotel - Av. Boa Viagem, 1070

9h - Abertura (fala do Secretário e apresentação dos participantes)
9h30 - Palestra - Thomas Wehr - Consultor de Nuremberg (Copa da
Alemanha 2006)
10h30 - Palestra - Nora Pullmann - Consultora de Frankfurt (Especialista em
Mobilidade)
11h30h - Debate
14h - Apresentação do SEI e Grande Recife Consórcio de Transportes
15h - Apresentação dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste/Ramal da Copa/
Via Mangue
16h - Apresentação do Plano de Mobilidade - Milton Botler – Coordenador
do Instituto Pelópidas da Silveira
17h - Apresentação do PAC Mobilidade
17h30 - Debate

Terça, 22/11 - Visitas técnicas

9h - Visita às obras da Via Mangue
10h20 - Visita ao Metrorec na estação Werneck
11h – Saída de metrô para o Terminal de Integração de Camaragibe
11h30 - Saída do TI de Camaragibe para visita à Arena Pernambuco
12h - Visita à Arena
12h20 - Saída da Arena para visita ao Corredor Leste/Oeste
14h30 - Visita ao Corredor Norte Sul até os terminais integrados da PE-15 e
Pelópidas da Silveira
16h - Saída do TI Pelópidas da Silveira até o Terminal de Joana Bezerra

Quarta, 23/11

9h às 12h – Avaliação final