NOTÍCIAS

Cultura | 20.11.11 - 22h41

Jovens elegem novos integrantes do Conselho de Políticas para a Juventude do Recife

Eleitos têm a missão de dialogar com o poder público para a construção de novas alternativas que beneficiem o segmento

[caption id="attachment_10164" align="alignright" width="334" caption="Foto: Divulgação"][/caption]


 
Por Pedro Oliveira
 
Neste sábado (19), a Prefeitura do Recife promoveu a eleição do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. O processo aconteceu de forma descentralizada, com uma urna em cada RPA da cidade, onde os jovens escolheram seus representantes. Esta será a segunda formação do conselho, criado por meio de Lei sancionada em 25 de julho de 2009, pelo prefeito João da Costa.
 
A eleição definiu os representantes de Entidades; Movimentos, Associações e Organizações; Fóruns, Redes e Entidades da Pessoa com Deficiência, e da RPA 1. O evento aconteceu no Colégio Nóbrega – no bairro da Boa Vista. O grupo Diaconia, foi um dos eleitos entre as entidades. “A juventude gosta de participar. Quando o governo desenvolve ações e estratégias que favorecem a participação dos jovens eles correspondem”, afirmou Joselito Coutinho da Costa, 30 anos, representante do Diaconia.
 
O Fórum de Juventude Negra de Pernambuco também fará parte do conselho, cujos representantes serão responsáveis por formular a fiscalizar as políticas públicas para a temática jovem na gestão municipal. “A juventude deve ser protagonista. Participando, reivindicando e cobrando a efetivação de das politicas públicas. O Conselho de Juventude possibilita que isso aconteça”, disse Jairo Eli Silva, 29 anos, integrante do fórum.
 
As demais urnas ficaram no CSU Afrânio Godoy, no Alto de Sta Terezinha (RPA 2), Centro de Apoio ao Pequeno Produtor (CAPP), na Avenida Norte (RPA 3),  Praça da Várzea (RPA 4), CSU Bido Krause, no Totó (RPA 5) e na Academia da Cidade na UR-01, Ibura (RPA 6). O Conselho Municipal de Políticas para a Juventude tem a missão de dialogar com o poder público para a construção de novas alternativas que beneficiem os jovens da cidade. Os primeiros escolhidos foram eleitos em outubro de 2009, após a sanção da Lei 17.561/09.