NOTÍCIAS

Administração | 20.11.15 - 15h37

Governo Digital é tema central do workshop do Gartner na Emprel

Empresa recebeu dois diretores do instituto nesta quinta-feira (19). Participaram os analistas da empresa e servidores da PCR

Conceitos de futuro e as perspectivas para a tecnologia dentro dos governos, foram os temas do workshop promovido nesta quinta-feira (19), na Empresa Municipal de Informática (Emprel), pelo Gartner, maior instituto de pesquisa e aconselhamento em tecnologia da informação (TI) do mundo. O evento recebeu os diretores de relacionamento do Programa Executivo Gartner, Claudio Chauke e Jamir Lopes, para uma conversa com os diretores e cargos de chefia da empresa, além dos servidores da Prefeitura do Recife envolvidos com a temática.

Os diretores da Gartner explanaram um conceito que tem sido amplamente utilizado nas pesquisas do instituto e faz parte da visão de futuro do setor de TI no poder público: o Governo Digital. A denominação prevê a integração das informações geradas através dos meios digitais, para apontar as políticas públicas que atenderão melhor à população, envolvendo as secretarias de governo.
Segundo Chauke, a Emprel tem um papel de destaque quando falamos sobre o ecossistema digital da PCR. Para ele, a empresa é a grande âncora que balizará as secretarias do município na prática do Governo Digital. "Essa é uma tendência que está se tornando realidade em todo o mundo. A Emprel deve fornecer a inteligência e as soluções por meio de plataformas digitais. Assim, as secretarias saberão como atender o cidadão ainda melhor. É a promoção da inteligência para o município tomar decisão", aconselhou.

A empresa fez nos últimos 2 anos, mais de 130 sistemas e ampliou a sua infraestrutura, como o aumento em mais de 70 quilômetros da malha de fibra óptica. Estas iniciativas, segundo Eugênio, apontam para o caminho certo, na busca de tornar a Prefeitura do Recife ainda mais digital e integrada.

"A tecnologia chegou transformando as relações comerciais e pessoais. Essa revolução está pedindo que haja um novo tipo de arranjo entre o governo e o cidadão. Percebemos esse movimento e já realizamos mudanças internas, na intenção de oferecer aos cidadãos um serviço digital mais evoluído. Sabemos que as pessoas esperam mais interação e proximidade. A visão delas é de um governo com ações fracionadas, mas o futuro é o olhar integrado. E é através da tecnologia que, além de da transparência, uma conquista da Prefeitura neste governo, promoveremos soluções inteligentes", afirmou.

O Instituto - O Gartner realiza pesquisas sobre tecnologia da informação e a maior empresa de consultoria deste segmento no mundo. Foi fundado em 1979 e tem sede em Stamford, Connecticut, nos Estados Unidos. Possui 7.600 associados, incluindo mais de 1.600 analistas de pesquisa, consultores e clientes, em 90 países. Entre os seus clientes estão corporações e agências governamentais e empresas da iniciativa privada. Através dos recursos Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e da Gartner Events, trabalha com pesquisa, analise e interpretação dos negócios de TI dentro do contexto mundial e nas particularidades de cada região estudada.