NOTÍCIAS

Infraestrutura | 20.11.15 - 16h55

Recife recebe a imagem restaurada de Nossa Senhora da Conceição neste domingo (22)

img_alt

A entrega oficial será realizada às 10h, logo após a missa da Paróquia. (Foto: Marcos Patich/ PCR)



O Recife recebe a imagem restaurada de Nossa Senhora da Conceição neste domingo (22). A entrega oficial será realizada às 10h, logo após a missa da Paróquia que está marcada para as 9h. Em agradecimento à parceria firmada para viabilizar a obra, o prefeito Geraldo Julio recebeu para um almoço, nesta sexta-feira (20), o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa; o presidente do Armazém Coral, Domingos Moreira; que doaram recursos para a reforma, e o padre do Morro da Conceição, José Roberto França. Também participaram do encontro a arquiteta restauradora responsável pelo trabalho, Karla Grimaldi, e Regina Gaudêncio, ambas da Concrepoxi Engenharia, que foi a empresa contratada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para executar o serviço.

"É um presente muito grande para os recifenses o restauro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, feito em parceria com a igreja e também com dois empresários aqui do Recife, que se juntaram e, através de patrocínio, viabilizaram esse restauro, o senhor Alberto Ferreira da Costa e o senhor Domingos Moreira. Então conseguimos um restauro feito com muita qualidade. Não é somente uma pintura, pois foi feito um verdadeiro restauro com profissionais preparados para fazer isso. Fazia 14 anos que aquela imagem esperava por isso e esse ano os romeiros que vão à festa do Morro vão poder ver a imagem totalmente restaurada. Tenho certeza que vai ser um momento de grande alegria. Neste domingo de manhã vamos ter a bênção da imagem totalmente restaurada", afirmou o prefeito.

A expectativa é grande para a entrega da imagem que atrai uma multidão de fiéis durante a Festa do Morro, como destacou o padre da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, José Roberto França. "Domingo será um dia muito especial, será uma festa para o Morro da Conceição, para a cidade do Recife. Nós estamos apresentando à cidade a santa do Morro restaurada, pintada, com uma vestimenta linda para a Festa do Morro que começará nos próximos dias. Será um dia muito importante porque depois de uma longa caminhada de espera, a gente conseguiu restaurá-la graças aos nossos patrocinadores e o apoio da prefeitura. A gente conseguiu entregar à cidade do Recife a santa do morro, a nossa padroeira", comemorou.

A emoção também está sendo compartilhada pelos empresários que viabilizaram a obra através de patrocínios. "Nós somos católicos por natureza e participar da renovação da imagem de Nossa Senhora da Conceição é um privilégio. Nós estamos muito contentes e satisfeitos por termos participado com aquilo que a gente pode", disse o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa. "Eu tomei conhecimento, fui lá e vi que estava precisando de restauro. A intenção foi só ajudar. Eu também sou cristão da Igreja Católica e fiz isso com muito gosto e que a Nossa Senha da Conceição proteja a todos os pernambucanos", afirmou o presidente do Armazém Coral, Domingos Moreira.

RESTAURO - A imagem de Nossa Senhora da Conceição está pronta para a Festa do Morro, após um cuidadoso trabalho de restauro executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Limpeza e Urbanização do Recife (Emlurb), com investimento de R$ 390 mil fruto de doação do Real Hospital Português e do Armazém Coral. Os velários também foram reconstruídos e ampliados para garantir maior segurança aos fiéis que depositam suas velas.

De acordo com a arquiteta restauradora responsável pelo trabalho, Karla Grimaldi, não foi possível identificar a coloração original, pois como a imagem sofreu um restauro em 2001, ela perdeu toda a tinta antiga que existia, já que retiraram totalmente todo o registro histórico de pinturas que havia. A camada de tinta que foi aplicada durante essa restauração de 2011, então, serviu de referência para a repintura que ela sofreu, sendo as cores reavivadas. Além disso, o ouro foi totalmente restaurado, sendo reaplicado com folhas de ouro e toda a base de pedra também foi recuperada, pois estava muito quebrada com próteses em cimento que ficavam aparentes.