Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.11.17 - 12h10

Secretaria de Educação promove debate sobre Paulo Freire

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, promove hoje (20), o III Seminário: O Lugar da Interdisciplinar no discurso de Paulo Freire, cujo tema será ‘Paulo Freire: 20 anos de ausência presença’. A ação acontece na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), Madalena, até às 17h. O evento é voltado para professores, pesquisadores e estudantes universitários, num total de 150 vagas.

O evento tem por finalidade lembrar os vinte anos da morte do autor, patrono da educação brasileira. Na programação, apresentação cultural, mesa redonda e sarau, entre outros. Pela manhã, acontece a mesa redonda Paulo Freire: 20 anos da ausência-presença, com a participação do Professor Dr. Agostinho Rosas, da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Professora Dra. Gilvaneide Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mediação da professora Dra. Magali Ribeiro (EFER Paulo Freire). Às 14h, o Professor Dr. José Batista Neto, a professora Dra. Marília Gabriela de Menezes Guedes (UFPE) e a Professora Dra. Marly Oliveira (UFRPE) discutem a Pedagogia da Esperança e a construção de um novo tempo.

O seminário propõe analisar em que medida a ausência de Paulo Freire interfere no avanço da produção e disseminação de trabalhos científicos e fomento de ideias comprometidas com a formação do cidadão crítico e reflexivo no âmbito da instituição escolar, identificar de que modo as ideias e corpo reflexivo da obra freiriana se fazem presentes até hoje nas práticas educativas que compõem o cenário brasileiro, além de compreender de que modo o legado do educador pode influenciar na construção de uma realidade educativa mais conectada com a realidade social dos professores e estudantes com vistas à sua transformação.