Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.12.16 - 17h21

Flash mob natalino emociona usuários da UPAE do Arruda

img_alt

A apresentação surpresa foi organizada por funcionários e pela Direção da unidade (Foto: Cortesia)

 

Uma surpresa marcou a manhã desta terça-feira (20), na Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Arruda. Um grupo de funcionários da unidade organizou um flash mob natalino para os usuários. Às 8h, quem estava na sala de espera principal viu entrar pela porta da UPAE uma funcionária com gorro de Papai Noel, desejando a todos Feliz Natal. Em seguida, um quarteto, (formado por uma auxiliar de serviços gerais, duas técnicas de enfermagem e um auxiliar administrativo) que estava misturado entre os pacientes, começou a cantar a música Paz pela Paz, de Nando Cordel. Logo, eles foram acompanhados por uma violinista e por outros funcionários da unidade, formando um grande coro. O momento inesperado emocionou os pacientes.  

A dona de casa Dilma Ramos, 49 anos, que é paciente regular da unidade, aguardava uma consulta de Endocrinologia, quando foi surpreendida. “Amei. Nunca tinha visto nada igual. Foi muito gratificante”, disse Dilma. Para o motorista Josevaldo da Silva, que estava na UPAE pela primeira vez, o momento também foi especial. “Achei muito bom. Faz a gente acreditar num ano novo melhor, apesar das dificuldades que o País atravessa”, afirmou o usuário, que estava aguardando para fazer um eletrocardiograma.

Ao final da apresentação, os usuários ainda receberam chocolates, enquanto trocavam abraços afetuosos com funcionários e gestores. A iniciativa, que teve o apoio e participação da Direção da unidade, foi considerada um sucesso. “É com esse mesmo carinho e atenção que recebemos nossos pacientes todos os dias. Mas, nesta data especial, queremos reiterar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de amor e saúde para todos”, afirmou a diretora da UPAE, Adriana Bezerra. A emoção também tomou conta dos funcionários. “Achei de uma sensibilidade muito grande. Eu só sabia de parte da surpresa e fiquei encantada com tudo. Isso mostra o quanto é importante o trabalho de equipe que acontece aqui todos os dias”, disse Veridiana Maia, enfermeira, sem conter as lágrimas.

A UPAE do Arruda – A unidade  da Prefeitura do Recife recebe uma média diária de 2.200 atendimentos, entre consultas, exames e sessões de fisioterapia. Inaugurada em 30 de junho de 2016, atualmente, funciona com 15 especialidades (médicas e não médicas). A equipe multidisciplinar é capacitada para realizar atendimento integral, no horário das 7h às 19h, em dias úteis. O acesso da população ao serviço é por meio da Atenção Básica. Com gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco, a UPAE do Arruda foi construída pelo Governo do Estado e repassada para administração do Recife.