Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.12.16 - 19h56

Professores da rede municipal do Recife celebram conclusão de mestrado profissional

img_alt

A primeira turma de docentes que fizeram a pós-graduação a partir de convênios firmados pela Prefeitura do Recife com universidades comemorou a conclusão dos cursos (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (20), na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, celebrou a conclusão do mestrado profissional da primeira turma de professores da rede municipal de ensino do Recife que fizeram pós-graduação a partir de convênios firmados pela Prefeitura do Recife com diversas universidades. Durante o evento, os seis primeiros docentes que defenderam suas dissertações sobre temas relacionados à rede municipal do Recife socializaram suas pesquisas sobre formação continuada, educação integral, alfabetização e letramento.

A celebração foi uma iniciativa da Teias: Rede de Mestres e Doutores, que tem o objetivo de conectar os professores da rede municipal que fizeram ou estão fazendo mestrado e doutorado para trocar experiências e compartilhar pesquisas. A ideia é incentivar a produção científica e melhorar a qualificação dos profissionais.  

A partir dos convênios firmados com as universidades e faculdades públicas e privadas dentro da Política de Formação Complementar, os professores da rede municipal do Recife concorreram somente entre eles mesmos para ter acesso a uma das vagas reservadas para a Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura investiu cerca de R$ 1,5 milhão para garantir cem vagas em especializações, mestrados e doutorados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

"Fizemos um esforço muito grande para conseguir fazer esse investimento porque sabemos que o conhecimento construído por esses professores vai impactar na sala de aula, nos nossos estudantes. Parabenizamos os novos mestres e já lhes damos a responsabilidade de agregar esses conhecimentos adquiridos à rede municipal", afirmou o secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais.

Um dos concluintes do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública na Universidade Federal de Juiz de Fora foi Ivanildo Luís de Sousa, que é chefe da Divisão de Anos Finais da Secretaria de Educação do Recife. "A parceria facilitou muito para a gente. Foi uma experiência incrível, de muitas leituras e artigos escritos. Tive a oportunidade de discutir educação pública com professores do País inteiro. Como é um mestrado profissional, tivemos que fazer análise de políticas públicas da rede municipal do Recife e apontar soluções práticas na dissertação", contou o professor, que  se emocionou ao apresentar um resumo do seu trabalho sobre "A formação continuada na rede municipal de ensino do Recife: o papel do formador de professores".

Também concluíram o mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública as professoras Sandra Serralva, Gisélia das Neves, Rozineide Maria dos Santos e Elizabeth Medeiros, que é coordenadora da Rede Teias. Além delas, a professora Maria José Negromonte também concluiu o mestrado profissional só que em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

FORMAÇÃO CONTINUADA - Além da Política de Formação Complementar, a Secretaria de Educação do Recife também investe na Política de Formação Continuada dos professores, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos docentes nas diversas áreas de atuação, fomentar o perfil de professor pesquisador na rede e atuar em pontos vulneráveis detectados pela Secretaria. A cada mês, mais de cinco mil profissionais passam por formações oferecidas pela Secretaria na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire.