Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 20.12.16 - 20h01

Rede profissionalizante municipal forma 3.500 recifenses

img_alt

Entrega de certificados de conclusão foi realizada na tarde desta terça-feira (20), no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

"Eu comecei a trabalhar neste mês cuidando de um idoso cadeirante. O que eu aprendi no curso hoje estou colocando em prática. Foi muito bom ter concluído esse curso, o conteúdo, o estágio que nós fizemos em um asilo, tudo superou as minhas expectativas", comemorou a formanda Maria Aparecida, que concluiu o curso profissionalizante de cuidador de idosos oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da secretaria de Juventude e Qualificação Profissional. Na tarde desta terça-feira (20), foi realizado o evento de encerramento do semestre letivo da rede profissionalizante municipal, que contou com a entrega de certificados de conclusão dos cursos e uma feira com produtos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos concluintes, no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco.

Quem também comemorou a nova fase profissional foi a concluinte do curso de cabeleireiro Sandra Valéria. "Eu gostei muito, é um curso inovador, onde a gente aprendeu penteados e cortes diferentes e técnicas novas. Já estou colocando em prática e já estou vendo resultados. Também já tenho o meu projeto para abrir o meu negócio e o curso me ajudou bastante", afirmou. Ao todo, cerca de 3.500 recifenses estão concluindo seus cursos profissionalizantes nas áreas de administração, informática, indústria, vestuário, construção civil, beleza, alimentação, artes, saúde e idiomas.

O secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Darlan Sampaio, destacou a importância de uma formação profissional nesse momento em que o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente. "É muito importante colocarmos mais três mil novos recifenses no mercado de trabalho capacitados para enfrentar essa nova dinâmica que o mercado exige e isso impacta muito nas questões sociais. Além da formação, nós colocamos dentro da carga horária dos cursos orientações para que eles possam criar o seu próprio negócio".

O evento de encerramento do semestre letivo da rede profissionalizante municipal do Recife também contou com uma decoração natalina especialmente montada pelos formandos e professores, além de apresentações culturais e um desfile de moda produzido por alunos concluintes dos cursos de corte e costura, cabeleireiro, penteados e maquiagem e artes serigráficas.

PROFISSIONALIZANTE - A rede profissionalizante do Recife é formada por 17 escolas que são administradas pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional e oferecem cursos profissionalizantes gratuitos para a população. O processo seletivo para preenchimento de novas vagas está previsto para janeiro de 2017.