Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.12.17 - 18h56

Cooperativa Palha de Arroz ganha ambientação e cores com assinatura do artista plástico Rafa Mattos

Coletivo reúne mulheres que estão em processo de alfabetização

É na Cooperativa de Mulheres Ecovida Palha de Arroz, no Arruda, que 25 mulheres entre 18 e 60 anos se reúnem diariamente para uma jornada dupla: durante o dia, trabalham com coleta e separação e tratamento de resíduos sólidos e, à noite, trocam o fardamento da labuta diária pelos uniformes escolares e o local se transforma em sala de aula para o Lição de Vida, modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para alfabetização. Na tarde desta quinta-feira (21), a partir das 14h, o local vira estúdio de arte e vai ganhar o colorido do artista plástico Rafa Mattos, que vai dar seu toque pessoal ao local com a ajuda das estudantes. A ação é uma parceria das Secretarias de Educação e da Mulher.

Para começar as atividades da tarde, o artista vai fazer um pequeno bate-papo com as cooperadas sobre a importância do conhecimento e do poder transformador da educação e das artes para a alteração de realidades sociais, o empoderamento e o crescimento da autoestima. Após a pequena introdução, o artista e as pupilas irão realizar uma pintura do local cuja temática irá girar em torno das temáticas de educação. Fundada em 2014, desde outubro desde ano a Cooperativa tem sediado aulas noturnas de alfabetização para o grupo.

Palha de arroz - A Secretaria da Mulher realiza um trabalho de acompanhamento de um grupo de catadoras de materiais recicláveis, moradoras da comunidade de Palha de Arroz, no bairro do Arruda, e do entorno. Como resultado desse apoio e de diversos processos formativos colocados em prática, a organização do grupo evoluiu e a ideia da formação da Cooperativa de Mulheres EcoVida Palha de Arroz consolidou-se. A inauguração do Galpão de Reciclagem de Palha de Arroz, em 2016, contribuiu para a constituição do grupo e a referência no que respeito à separação e tratamento de resíduos sólidos. Atualmente, 30 cooperadas atuam no espaço.

Educação de Jovens e Adultos - Hoje, há 8.046 estudantes matriculados na EJA no ensino fundamental da rede pública do Recife. O aprendizado é dividido em cinco ciclos de um ano cada, em aulas noturnas, durante as quais os estudantes completam o ensino fundamental em cinco anos em vez dos nove anos regulares. As vagas – abertas para qualquer pessoa acima de 15 anos - podem ser obtidas diretamente no balcão de 126 escolas municipais em qualquer momento do ano letivo. Os estudantes também recebem merenda diária e material escolar e as aulas acontecem no período noturno.