Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.12.17 - 12h22

Grupo terapêutico para familiares dos usuários do Programa Acolhe Vida Recife encerra atividades de 2017

img_alt

Semanalmente, familiares de usuários de drogas atendidos pelo Programa participam do grupo terapêutico para fortalecer vínculos e, também, ter atendimento psicológico adequado (Foto: Cortesia)

 

Nesta terça-feira (19), técnicos do Programa Acolhe Vida Recife, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, realizaram o encerramento das atividades de 2017 do grupo terapêutico para familiares dos usuários de drogas acolhidos pelo Programa. O encontro aconteceu no edifício-sede da Prefeitura do Recife, onde os participantes falaram sobre sonhos e fizeram uma avaliação do ano.

O vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira esteve presente e falou sobre a importância das confraternizações para autoestima e valorização da vida. "Devemos sempre encontrar uma forma de celebrar, mesmo nas dificuldades, com muitos problemas para enfrentar, quando as pessoas se juntam devem fazer algo de bom e é assim, nos pequenos gestos, que preservamos a nossa esperança", disse o vice-prefeito.

Wanessa Viana, técnica de referência em cuidado da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas e facilitadora do grupo, falou sobre o objetivo das reuniões. "O grupo surge com a ideia do fortalecimento dos vínculos afetivos entre os acolhidos e suas famílias, entendendo que a dependência química não é um transtorno que vem para uma única pessoa, mas que afeta, socialmente e psicologicamente diversos indivíduos, principalmente os familiares", explicou a técnica.

A dona de casa Lindalva Melo, de 65 anos, é uma das participantes do grupo. Com o filho acolhido há um mês, ela contou sobre as suas dificuldades e como o grupo ajudou no fortalecimento da sua autoestima. "Eu aqui renasci, essa reunião faz muito bem para mim porque eu estava adoecendo, não vou deixar de frequentar porque preciso me cuidar para fortalecer o meu filho", disse.

PROGRAMA ACOLHE VIDA - O Programa Acolhe Vida Recife trabalha diretamente com o cuidado de usuários de drogas e seus familiares através de escuta qualificada em terapias individuais e em grupo, além de fazer encaminhamentos para as redes de saúde, assistência social e complementar. As equipes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife; todas as quintas-feiras no Compaz do Cordeiro, e, nas sextas-feiras, no Compaz do Alto Santa Terezinha. Os interessados em outras informações devem ligar para o telefone 3355.8210.