Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 20.12.17 - 23h55

Novo voo direto Recife-Madrid consolida Recife como destino internacional

img_alt

Prefeito Geraldo Julio desembarcou no Recife do voo inaugurou na noite desta quarta-feira (20). Rota terá duas frequências semanais saindo do Aeroporto do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nos últimos três anos, Pernambuco teve um incremento significativo na quantidade de voos internacionais partindo do Aeroporto do Recife. De 2015 para cá, houve um salto de quatro para 15 rotas internacionais. E, a noite desta quarta-feira (20) marcou mais um momento dessa expansão aérea no Estado. O prefeito Geraldo Julio desembarcou ao lado do secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, e da titular da pasta no município, Ana Paula Vilaça, do voo inaugural da Air Europa, que veio de Madrid com quase 90% de ocupação. O voo terá duas frequências semanais.

“Essa ligação Madrid-Recife é mais uma conquista para nossa cidade, porque isso gera oportunidade de trabalho para muita gente: nos hotéis, nas agências de turismo, os taxistas, aumenta movimento de bares e o comércio em geral. É o turista que vem da Europa para passar as férias aqui e isso melhora a economia e gera oportunidade. Essa ligação está colocando o Recife como um hub nacional e internacional e temos aqui o aeroporto que mais cresce no Brasil, em número de voos, em destinos e em número de passageiros”, comemorou o prefeito Geraldo Julio.

O voo terá duas saídas por semana. A aeronave decola de Madrid sempre às quartas e sextas-feiras, às 15h35, e chega à capital pernambucana às 20h10. A saída do Recife será também às quartas e sextas, às 22h45, com chegada em Madrid às 10h40, horário local. A nova rota será operada por um Airbus 330/200, com capacidade para 294 passageiros. 

Na área do desembarque, os passageiros foram recebidos com caldinho e água de coco. Também houve programação cultural, composta por orquestra de frevo e passistas. Para o diretor-geral da Air Europa no Brasil, Enrique Martin-Ambrósio, a escolha por Recife foi importante pela posição estratégica da cidade. "É um ponto de ponto de conectividade importante para os outros Estados do Brasil", avaliou. A companhia já atua no Nordeste há 14 anos.  

A secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, participou do voo inaugural e destacou a expectativa com a chegada de novos turistas. Segundo ela, os números são bem animadores. “O voo direto é responsável diretamente pelo incremento do fluxo turístico e, esse voo inaugural, teve quase 90% de ocupação. A própria empresa se surpreendeu. As vendas começaram em setembro, então foi um tempo curto e o resultado muito positivo. Tanto para o Natal quanto para fim de ano e Carnaval, a gente espera receber muitos espanhóis e turistas de outros lugares da Europa”, afirmou.

Titular da pasta de Turismo no Estado, Felipe Carreras, grifou o potencial do voo e antecipou que o presidente do grupo Globalia expressou o desejo de abrir mais frequências para o Estado. "Esse primeiro voo retrata que estamos o caminho certo. A Espanha é um grande emissor de turistas no mundo, são 50 milhões de habitantes, quando se compara com Portugal são 10 milhões. A gente ter esse contato mostra que a gente tem solidez e confiança dos empresários internacionais ao investir na indústria do turismo em Pernambuco", pontuou o secretário.