Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 20.12.17 - 17h03

Prefeitura planta 21 árvores frutíferas no galpão de triagem Palha de Arroz

img_alt

Na ocasião, as catadoras de materiais recicláveis receberam os certificados de conclusão de curso sobre empreendedorismo (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O galpão de triagem de resíduos recicláveis Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, localizado no Arruda, está muito mais verde. Na manhã desta quarta (20), a Prefeitura do Recife fez o plantio de 21 árvores frutíferas no local, incluindo mudas de acerola, carambola, graviola, jasmim-vapor, manga, pitanga e ubaia. Além disso, 31 catadoras de materiais recicláveis que trabalham no local receberam os certificados de conclusão do curso sobre empreendedorismo, que as ensinou a preparar e colocar em prática um plano de negócios.

“Esse foi o maior plantio que fizemos nesse ano. É importante que vocês cuidem das árvores, para que elas possam crescer e gerar alimentos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach. Falando sobre a entrega dos certificados, ele destacou a ação integrada da Prefeitura no galpão, que é um exemplo de como a administração municipal pretende abordar a questão das cooperativas. “Nosso objetivo é criar um ambiente de trabalho melhor para as catadoras, gerando oportunidades de renda”, define.

Dividido em dois módulos, o curso “Implementação do Plano de Negócio da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, Elaboração de Procedimentos de Trabalho e de Instrumentos de Controle e Desempenho do Negócio” teve também o objetivo de preparar as catadoras para a formalização da sua cooperativa, que já está em fase avançada e deve ser concluída no início do próximo ano. “A ideia foi estimulá-las a entender que a triagem de resíduos é um negócio, que requer práticas diferenciadas”, aponta a secretária da Mulher, Cida Pedrosa.

A catadora Ariane Durack Albuquerque, que trabalha no galpão Palha de Arroz, aprendeu a controlar a produção e lidar melhor com as situações cotidianas. “Agora estou separando melhor os materiais, negociando preços mais vantajosos com os compradores e agregando valor ao trabalho”, diz.

GALPÃO - Inaugurado no ano passado, o galpão de triagem de resíduos recicláveis Cooperativa Ecovida Palha de Arroz marcou o início de uma nova etapa na vida dos recifenses que trabalham com materiais recicláveis no entorno do Canal do Arruda, dando condições para que eles trabalhem de forma organizada e digna para garantirem a sua renda. Materiais como papel, plástico, papelão e PET podem ser recebidos no galpão, que conta com áreas para triagem, prensa e estoque, além de banheiros, vestiários e escritório. O maquinário inclui containers, prensas, esteira, balança eletrônica e empilhadeira hidráulica.