Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 20.12.18 - 14h21

Prefeito Geraldo Julio entrega chaves da casa própria para 45 famílias do Conjunto Habitacional Vereador Liberato Costa Júnior

img_alt

Moradores iniciaram a mudança nesta quinta-feira (20) e já comemoraram o Natal em seus novos imóveis (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O sonho da casa própria tornou-se realidade para 45 famílias que receberam, nesta quinta-feira (20), as chaves do novo imóvel, no Conjunto Residencial Vereador Liberato Costa Júnior, em Campo Grande. A partir de agora, o medo de ter os pertences levados por enchentes não faz parte da realidade da vida dos novos moradores. O prefeito Geraldo Julio entregou, em mãos, a cada um dos moradores, a chave e a documentação da casa nova. Em frente aos imóveis, carros de mudança chegavam para dar início ao novo capítulo da vida dessas pessoas.

"Hoje são 45 famílias recebendo suas casas novas e é uma satisfação poder entregar neste momento, pertinho do Natal. Com essa entrega, a gente passa de 2.200 famílias beneficiadas. São mais de 10 mil pessoas que receberam uma casa totalmente nova, com acabamento bem feito, numa parceria que precisa ser feita com a Caixa Econômica Federal, com o Patrimônio da União, e eu estou muito feliz por estarmos juntos aqui vendo essas famílias receberem a casa nova e tendo a vida transformada a partir de 2019", afirmou o prefeito.

As famílias beneficiadas viviam em situação precária nas comunidades carentes às margens do Rio Beberibe, no bairro de Campina do Barreto, Zona Norte do Recife. O autônomo Romero dos Santos celebrou a casa nova e relembrou que, na época de chuva, era assombrado pelos alagamentos constantes. "É uma mudança radical que estamos vivendo. Nós que viemos da beira do rio, enfrentamos cheias, foi uma época muito difícil, mas agora é sentimento de alegria, de vitória. O sentimento que o passado ficou para trás e vamos iniciar uma nova história", contou o novo morador. 

As famílias estavam no auxílio moradia desde 2014, quando iniciaram as obras da via marginal que está sendo construída às margens dos rios Beberibe e Morno. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem naquela região. 

Para garantir a boa convivência entre os moradores, a Gerência de Desenvolvimento Social da Secretaria de Saneamento, responsável pela obra, realizou um acompanhamento por meio de palestras e oficinas. Entre os temas discutidos estão moradia verticalizada, para evitar reformas indevidas, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e sustentabilidade do empreendimento.

O secretário de Saneamento do Recife, André Correia, explica que é feito um trabalho prévio para conscientizar as pessoas sobre a vida no condomínio, as regras e condutas. "É importante lembrar que não é permitido mexer na parte estrutural dos imóveis para não comprometer a base e alertamos que é preciso respeitar os vizinhos e não ligar som alto, por exemplo", detalhou o titular da pasta.