Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 21.02.20 - 13h30

Mais Vida nos Morros estreia o bloco carnavalesco Unidos Contra o Lixo

img_alt

Objetivo, além de animar a comunidade, foi conscientizar os moradores sobre a questão da reciclagem (Foto: Cortesia)

 

Aproveitando o clima de Carnaval que está tomando conta da cidade, o programa Mais Vida nos Morros, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, estreou na comunidade do Campo da União, bairro da Macaxeira, o bloco “Unidos Contra o Lixo”. Na tarde desta quinta (20), adultos, jovens e crianças puderam acompanhar a orquestra de frevo Vitrine Viva, que veio do Vasco da Gama, para fazer a alegria nas ruas da comunidade. A ideia foi atrair a atenção dos moradores para a temática do lixo.

A iniciativa faz parte do Mais Vida nos Morro, que lançou a campanha “Unidos Contra o Lixo”, e vem mobilizando e engajando os moradores com diversas ações em relação a questão do lixo. “Identificamos que o lixo é um grande problema aqui na comunidade, mas também pode ser solução. Além das transformações urbanas, nosso objetivo é focar na conscientização ambiental englobando ações culturais que correlacionem ao tema. Nas duas últimas semanas já realizamos uma roda de capoeira, um cineminha na rua, oficina de culinária sustentável e plantio de mudas aromáticas.”, contou a arquiteta e urbanista da secretaria, Marina Mergulhão.

As crianças são as primeiras a se candidatarem para as ações que estão acontecendo na comunidade. Pela manhã elas se uniram para confeccionar o estandarte do bloco e à tarde saíram carregando o estandarte, mostrando o que haviam feito juntas. “As crianças possuem papel fundamental para o exercício da cidadania ativa e da conscientização ambiental. Elas participam ativamente das ações e acabam puxando seus familiares para junto. São elas que colaboram para a eliminação de ponto crítico de lixo e de boas práticas em relação ao reaproveitamento de alimentos e a reciclagem de resíduos, como o plástico. Na Gincana do Plástico, que realizamos o ano passado nas escolas municipais, vimos de perto como elas são grandes agentes de mudanças”, afirmou o secretário-executivo de Inovação Urbana Tullio Ponzi.

A atividades serão retomadas todas as terças e quintas, na semana posterior ao carnaval, a partir do dia 03/03, na Associação dos Moradores do Campo da União.