Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 21.03.19 - 16h51

Prefeitura do Recife promove ações para celebrar o Dia Mundial da Água

Ações promovidas pelas Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde envolvem educação ambiental, esquetes teatrais, palestras e mapeamento das águas do Rio Capibaribe feito por drones

 

Celebrado nessa sexta-feira (22), o Dia Mundial da Água contará com várias atividades promovidas pela Prefeitura da Cidade do Recife. As ações, gratuitas, acontecem de sexta até o próximo dia 29 e envolvem equipes multidisciplinares das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e Saúde. As atividades acontecerão no  Projeto Recapibaribe, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Espaço Ciência, Econúcleo da Jaqueira, Jardim Botânico, unidades de saúde, escolas municipais e nas comunidades. Confira a programação:

Sexta-feira (22)

Projeto Recapibaribe – Drones e mapeamento das águas do Rio Capibaribe

A partir das 8h30, estudantes da Escola Municipal Elizabeth Sales (Torrões) vão realizar atividades especiais para lembrar a data.  Os alunos do 5º ano vão visitar o projeto Recapibaribe, no Capibar (Rua Tapacurá, 101 – Casa Forte) e conhecer a história e o trabalho da ONG em prol da preservação do ecossistema do Rio Capibaribe. Na ocasião a escola vai fazer o mapeamento das águas do rio, através de imagens de drones, onde vão avaliar as condições reais e instantâneas do local e recolher o lixo. Os estudantes também vão apresentar poemas e músicas relacionados ao tema.

Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe)

10h – Após a ação no Rio Capibaripe, os estudantes da Elizabeth Sales se dirigirão à Alepe, onde vão apresentar o resultado do projeto “Escassez da Água: Como evitar”. Orientados pelo professor Gladstone Barbosa, o trabalho tem como objetivo conscientizar os estudantes e a população do entorno da escola sobre o desperdício da água e a poluição dos rios. Após a apresentação, os estudantes se reúnem no pátio da Alepe em um ato de mobilização e sensibilização sobre os cuidados com a água. 

Espaço Ciência

Das 8h às 17h, equipes da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses abordarão a necessidade de preservação e uso consciente da água. Os agentes realizarão atividades lúdicas, jogos educativos, rodas de conversa, palestras, distribuição de material informativo e orientações quanto ao tratamento da água e lavagem de frutas e verduras com hipoclorito de sódio a 2,5%.

Comunidades da Vila Santa Luzia (Torre) e Redenção (Engenho do Meio)

Durante a manhã, Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) farão panfletagem com orientações e cuidados sobre o consumo humano da água e distribuirão hipoclorito de sódio para os moradores do local.

Unidade de Saúde da Família (USF) Vila São Miguel (Afogados)

Palestra na sala de espera

Comunidade do Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro)

Mutirão da Secretaria de Saúde contra vetores das arboviroses, orientações sobre água para consumo humano e entrega de hipoclorito.

Escola Municipal Draomiro Chaves Aguiar (Casa Amarela)

 À noite, haverá palestra da Secretaria de Saúde para alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre temas como a importância do reúso da água de uso doméstico, o uso racional da água, as doenças de veiculação hídrica e as arboviroses.

Escola Municipal Professor Júlio de Oliveira (Imbiribeira)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre doenças causadas por veiculação hídrica

Comunidade Veloso (Boa Viagem)

No período da noite, a Secretaria de Saúde fará sensibilização sobre a importância do exame da filariose

Escola Marluce Santiago da Silva (Passarinho)

Participação da equipe da Vigilância Ambiental nas salas de aula para falar sobre a preservação da água e preservação do Rio Passarinho, que passa por dentro da escola. Alunos apresentarão materiais que confeccionaram para o Dia da Água.

Domingo (24) – Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira

Jardim Botânico –  10h30 – Projeto “Conversa Ambiental” alusivo à data, às 10h30, no Auditório do JBR. O arquiteto e urbanista, especialista em gestão de recursos hídricos e mestre em tecnologia ambiental, Alexandre Sávio Pereira Ramos, ministrará a palestra “Água é fogo”.

Econúcleo Jaqueira - 16h  Esquete teatral: “Uma história de amor”, que narra o romance entre dois personagens da Turma Mangue e Tal e o amor pelo Rio Capibaribe. A atividade tem o roteiro assinado por Flávia Gomes e dirigida por Pascoal Filizola, que também integra o elenco junto a Aldeline Silva.

Telefone para agendamento das escolas municipais ou privadas: 3355.5808 (Durante a semana as atividades nos econúcleos são agendadas, já no final de semana o público é espontâneo)

Quarta-feira (27)

Unidade de Saúde da Família (USF) Sítio das Palmeiras (Cordeiro)

No turno da manhã, haverá palestra da Secretaria de Saúde sobre prevenção e cuidados sobre a água com orientação do uso do hipoclorito de sódio

Escola Municipal Maestro Nelson Ferreira (Ibura)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre arboviroses

Quinta-feira (28)

Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Milagres (Cohab)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre cuidados com escorpiões

Escola Municipal Paz e Amor (Ibura)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre dengue

Escola Municipal José Loureiro (Ibura) e Escola Municipal Jordão Baixo 

Palestras da Secretaria de Saúde sobre arboviroses

Escola Municipal Carlúcio de Souza Castanha Júnior (Ibura)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre cuidados com escorpião e dengue 

Sexta-feira (29)

Escola Arraial Novo do Bom Jesus (Torrões)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre a importância da água, em parceria com o curso de Fisioterapia da UFPE

Upinha UR04/UR05 (Cohab)

Palestra da Secretaria de Saúde sobre utilização consciente da água