NOTÍCIAS

Cultura | 21.04.11 - 11h34

Defesa Civil realiza ações de vistoria e colocação de lonas na Cidade

Cinquenta profissionais de diversos órgãos municipais atuaram nas áreas Norte, Sul e Oeste da capital pernambucana

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), deu continuidade às ações de prevenção e minimização dos riscos em diversas localidades da cidade. Cerca de 50 profissionais da Codecir, Emlurb, URB, e do Programa Parceria nos Morros, atuaram no trabalho de orientação à população, realização de vistorias técnicas e colocação de lonas plásticas em áreas de risco. As ações fazem parte da Operação Inverno 2011, lançada em março último, pelo prefeito João da Costa, e foram reforçadas nos últimos dias por ocasião das fortes chuvas que ocorreram na cidade.

De acordo com a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, a Defesa Civil no Recife tem ações permanentes e integradas com vários parceiros, que se intensificam no período chuvoso, com o intuito de prezar pela segurança da população que vive nas áreas mais frágeis da cidade. Realizamos atividades de vistoria, colocação de lonas plásticas, desobstrução e limpeza de canaletas, além da comunicação de risco e relocação de famílias para abrigos ou casa de parentes. É importante atuar na prevenção para que possamos, com êxito, ajudar a salvar vidas e viver com maior tranqüilidade no período de inverno, afirmou Keila.

As equipes, compostas por assistentes sociais e engenheiros, estiveram em áreas da zona Norte, Sul e Oeste da cidade. Foram realizadas vistorias técnicas nas localidades de 27 de novembro e Jardim Monte Verde (Ibura); Alto do Pascoal e Bomba do Hemetério; além do Córrego da Joselha (Nova Descoberta), Alto Santa Tereza (Brejo da Guabiraba) e Jardim Teresópolis II (Várzea). Já o trabalho de colocação de lonas plásticas foi realizado nas localidades de 27 de novembro (Ibura), Córrego da Joselha e também no Córrego do Eucalipto (Nova Descoberta).

A Codecir reforçou o seu plantão nos próximos dias do feriado prolongado, com o objetivo de atender a quaisquer demandas que venham a surgir, devido às previsões de chuva até o próximo domingo (24). Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não faça cortes nas barreiras; não plante árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura. No caso de alguma ocorrência, a população deve ligar para o número 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.