Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.04.18 - 14h04

Recife de Coração nos Bairros acontece no Ibura de baixo neste domingo

 

Projeto oferece serviçosgratuitos e muita diversão e, este ano, ganha participação do Cais do Sertão nos Bairros

 

Buscando resgatar o amor que o recifense tem pela cidade, trazendo a população de volta às ruas com lazer, cultura e diversos serviços públicos de saúde, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, realiza o Projeto Recife de Coração nos Bairros. Neste domingo, a primeira edição do ano de 2018 acontece no Ibura de baixo e traz como novidade uma versão itinerante do museu Cais do Sertão.

A ação acontece das 14h às 19h com Polo Cultural, Esportivo, Infantil, barraquinhas de artesanato e comida e Polo de Serviço e Saúde, com ações da Secretaria da Mulher no combate à violência de gênero, ações da Secretaria de Saúde realizando atendimento básico à população no atendimento prestando informações sobre câncer de mamãe do colo de útero, aferição de Pressão Arterial; Exames de Glicemia; atualização do Cartão de vacinação, Vacinação de Influenza e Tríplice Viral; Saúde bucal: orientações e distribuição de Kits de escova e creme dental; Atividade educativa com a Vigilância Ambiental; Saúde mental: fornecimento de orientações sobre redução de danos e distribuição de preservativos Masculinos e femininos, material educativo de DST e a equipe do Consultório de Rua.

Já a festa fica por conta da banda Menina de Mel, Orquestra Metropolitan, Nego Thor e Carlinhos Monte Verde com participação especial de Salatiel Camarão.

 

 

Serviço:

Recife de Coração nos Bairros

Local: RUA CANAL RIO DA PRATA NO IBURA DE BAIXO.
Data: 22/04/18 das 14:00 as 19:00

 

 

POLO CULTURAL (14h às 19h)

 

 

(APRESENTAÇÃO DA BANDA MENINA DE MEL): 

(APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA METROPOLITAN): 

 

APRESENTAÇÃO DE NEGO THOR

 

APRESENTAÇÃO DE CARLINHOS MONTE VERDE COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE SALATIEL CAMARÃO 

 

POLO DE COMERCIALIZAÇÃO (14h às 19h)

 

BARRAQUINHAS: Para Comercialização de produtos de empreendedores da Comunidade em torno.

Artesanato e Comida: será de artesãs das comunidades em torno da Comunidade.

 

 

POLO INFANTIL (14h às 19h)

 

DIVERSÃO: Brinquedos infláveis e outros.

 

01 Euro Banguy (14h às 19h):

01 Piscina de Bola (14h às 19h):

01 Cama Elástica (14h às 19h):

01 Touro Mecânico (14h às 19h):

 

 

 

POLO ESPORTIVO COM ATIVIDADES INCLUSIVAS (14h às 19h)

 

HANDBALL, VÔLEI, BASQUETE, MINIFUTEBOL, BADMINTON, TÊNIS, FUTEVÔLEI, FUTI TÊNIS, SKATE, e SLACKLINE:

 

 

PROJETO CAIS DO SERTÃO NOS BAIRROS

 

Cais do Sertão nos Bairros, é o nome que se dá conceitualmente para um projeto que visa expandir o referencial e ampliar a capacidade de alcance de comunicar o que é o sertão, nos bairros e comunidades pobres do Recife através do potencial transformador que existe dentro da construção de experiências coletivas que agregam sentimentos etecnologia.Levar o Cais do Sertão a bairros, cidades e instituições étocar pessoas que comumente não teriam como primeira opção conhecer espaços culturais, por diversas questões. É aproximar essas pessoas da cultura regional, difundir tradições, conectar elas ao rico e vasto repertório que existe no estado para além das fronteiras da região metropolitana. É conectar arte, história, música e literatura pelos 4 cantos de Pernambuco, utilizando de tecnologia como mídia para ressignificar a experiência do aprendizado. A maneira ao qual conceitualmente o Cais do Sertão nos Bairros se desenha e arquiteta como um plano de ação, que tem capacidade de se aproximar ao redor dos bairros como um verdadeiro museu vivo e em movimento. O mote ao qual essa atividade itinerante pretende alcançar é trabalhar em 2 vertentes: Num primeiro momento, construir experiências que tenham como trilha principal falar de temas multidisciplinares, para realização de oficinas, que tem como conclusão a confecção de óculos de Realidade Virtual que ficarão para os participantes das atividades e ajudar a difundir o Cais do Sertão no dia-a-dia do próprio pernambucano como o melhor lugar da cidade para vivenciar a história do Sertão e do Nordeste. Essa ação ocorrerá uma vez por mês, sediada em diferentes bairros a cada edição. Num segundo momento, apresentar as experiências prévias de poder ir ao Cais do Sertão, mas não vivenciar ele por completo, o gosto é de prévia, de trailer, de ver sem conhecer por sua totalidade, desenvolvido através de uma experiência imersiva. Da forma ao qual o projeto visa atender, existe um legado em cada bairro que se passa, e que é deixado, ao apresentar toda multiculturalidade do Cais, da cultura nordestina em caráter intangível, mas também há aspectos tangíveis, que contemplam por exemplo, a confecção realizada em conjunto com eles de óculos de Realidade Virtual, ao qual estarão em posse ao final da atividade. Esse tipo de ação os empodera de novas e transformadoras tecnologias, assistidas de um conteúdo altamente significativo e valioso. Ao passo que a narrativa criada para explorar o Cais, constrói neles um aspecto de promoção da própria cultura entre seus pares.

 

 

 

POLO DE SERVIÇOS E SAÚDE (14h às 18h)

 

  1. Secretaria da Mulher: Equipe fixa no stand divulgando ações da Secretaria da Mulher no combate à violência de gênero (14h às 18h) 
  • Secretaria de Saúde: Disponibilização de equipe e ambulância do SAMU. E realizar atendimento básico à população no atendimento informações sobre câncer de mama do colo de útero, aferição de Pressão Arterial; Exames de Glicemia; Atualização do Cartão de vacinação, Vacinação de Influenza e Tríplice Viral; Saúde bucal: orientações e distribuição de Kits de escova e creme dental; Atividade educativa com a Vigilância Ambiental; Saúde mental: fornecimento de orientações sobre redução de danos e distribuição de preservativos Masculinos e femininos, material educativo de DST e a equipe do Consultório de Rua. (14h às 18h)
     
  • Secretaria de Saneamento: Realizar ações com tema Sustentabilidade e Meio Ambiente.
  • Secretaria de Desenvolvimento Social Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos: Realizar ações específicas de combate às Drogas, 02 (dois) técnicos de Prevenção para realizar abordagem pessoal e 02 (dois) técnicos do Cuidado, para realizar atendimento psicossocial das 14h às 18h.

 

  • Secretaria de Governo: Articulação Intragovernamental e Mobilização Comunidade.