NOTÍCIAS

Educação | 21.05.15 - 10h37

Alunos viajam nesta sexta para participar de olimpíada de raciocínio lógico

img_alt

Equipe da escola Olindina Monteiro vai representar o Nordeste na fase nacional da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab. (Foto: Inaldo LIns/ PCR)

 

Quatro alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro, localizada em Dois Unidos, viajam na manhã desta sexta-feira (22) para São Paulo, onde vão representar o Nordeste na VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, no sábado (23). O grupo, que venceu a etapa regional da competição, vai disputar com mais 13 equipes de colégios particulares. Na categoria de turmas de 8º e 9º anos da fase regional, a equipe representante da rede municipal de ensino do Recife superou 194 equipes de 122 escolas públicas e privadas da capital pernambucana, de Olinda, Jaboatão, Salvador e Aracaju.

A VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é um torneio de jogos de raciocínio lógico onde as equipes têm a oportunidade de colocar em prática as estratégias e os conhecimentos explorados pelo Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab em escolas públicas e particulares de mais de 25 países. A empresa é mundialmente reconhecida por suas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. Por meio dos jogos de raciocínio lógico para as mais diversas faixas etárias, os alunos aprendem a pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de maneira saudável e lidar com as emoções. Através de uma parceria da empresa com a Secretaria de Educação do Recife em 2014, o MenteInovadora foi implantado nas 36 escolas da rede municipal que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Um dos docentes que utiliza os jogos de raciocínio lógico em sala de aula é Osman Estanislau, que vai viajar com os alunos da Olindina Monteiro para São Paulo. De acordo com o professor de matemática, as atividades estimulam os estudantes e facilitam o aprendizado de forma intuitiva. "Esses jogos servem justamente como uma prática dos conhecimentos teóricos que os estudantes adquirem na sala de aula. Tanto eu quanto os outros professores notamos que eles evoluíram em matemática e em outras disciplinas, exercitaram a paciência, melhoraram o comportamento e se tornaram mais participativos nas aulas. Além disso, o bom desempenho nos jogos vem resgatando a autoconfiança deles", avalia Osman.

Os estudantes Wesley Lopes de Lima, 14 anos, Gabriel da Silva Gomes, 15, Lucas Bezerra Marques de Santana, 13, e Lucas Patrick Silva de Melo, 16, todos do 9° ano, estão empolgados com a disputa nacional e consideram uma honra representar o Nordeste. "Treinamos muito, estamos elaborando estratégias e tentando controlar a ansiedade. Estamos todos confiantes que vamos trazer esse título para o Recife. Além disso, os jogos fazem a gente raciocinar melhor no dia a dia e influenciaram muito no nosso comportamento escolar", diz Wesley, que contou que a equipe está até levando os jogos para casa como forma de intensificar o treinamento.

Para chegar à fase regional, os alunos da Escola Olindina Monteiro primeiro participaram de uma seletiva com outras 13 das 36 escolas municipais do Recife que desenvolvem o Programa MenteInovadora. As seletivas do Nordeste também ocorreram com 194 equipes de 122 escolas de outras cidades parceiras da Mind Lab, como unidades de ensino das redes públicas e privada de Jaboatão, Olinda, Aracaju e Salvador. Dessa etapa, dez se classificaram para a fase regional, vencida pela Olindina.

Na final, estarão presentes todos os 14 vencedores regionais. Outra unidade de ensino pública de São Paulo se classificou para competir na categoria de 4º a 7º ano, que será disputada por outras 14 equipes. Os campeões da fase nacional, que será realizada simultaneamente em sete países, ainda terão a oportunidade de disputar a olimpíada mundial em Istambul, na Turquia, no mês de outubro.

JOGOS - A olimpíada inclui quatro tipos de jogos de raciocínio: Damas Olímpicas, Octi, Abalone e Quoridor. O primeiro se parece com o jogo de damas tradicional, que tem o objetivo de imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. Já o Octi requer habilidades de planejamento e de cálculo para que o jogador seja o primeiro a ocupar a base do adversário. No Abalone, duas equipes se revezam empurrando pequenas bolas com o objetivo de colocar as peças do adversário para fora do tabuleiro hexagonal. Já o Quoridor é um jogo de estratégia cuja meta é fazer avançar o peão para a extremidade oposta da placa, colocando barreiras para impedir que o adversário avance. Através das brincadeiras pedagógicas, os estudantes aprendem distância e comprimento; números positivos e negativos; vetor, direção e sentido, entre outros conteúdos.