NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 21.05.15 - 09h37

Prefeito ressalta importância do ISS durante entrega de prêmio

img_alt

A 18ª edição do Prêmio ISS aconteceu na noite desta quarta (20) e destacou as 50 maiores empresas do município em arrecadação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Em evento de entrega do 18ª Prêmio ISS - Contribuintes do Desenvolvimento, uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, destacou a importância do imposto para o investimento nos serviços públicos.

"O ISS representa metade da nossa arrecadação própria e é a parcela mais importante na nossa arrecadação direta, que representa a dinâmica da nossa economia. O Recife é uma cidade que tem a sua economia muito voltada pra área de serviços, tem muito emprego gerado na área de comércio e então sentimos o que acontece na cidade a partir da arrecadação do ISS", destacou o prefeito Geraldo Julio, que entregou as placas de homenagem junto ao presidente do SJCC, João Carlos Paes Mendonça, e do secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas.

O Imposto Sobre Serviços é considerado a maior renda do município, que responde por 52% das receitas próprias. No primeiro quadrimestre deste ano a arrecadação obteve um incremento de 1,38% em relação ao mesmo período de 2014. O ISS recolhido pelos prestadores de serviço cresceu 12,15%.

Ao longo do ano, a Prefeitura do Recife (PCR) contabilizou R$ 710 milhões de arrecadação do imposto, representando um crescimento nominal de 11,72% em relação a 2013. O prefeito Geraldo Julio também comentou o destino desse recolhimento: " Os recursos do ISS são muito importantes para a nossa cidade, para os nossos investimentos. Muito do que fizemos na cidade como as Creche-escolas Recife, os recapeamentos que foram e estão sendo feitos em vários bairros, a construção do Hospital da Mulher, reforma do Geraldão, construção da Via Mangue, tudo isso contou com o apoio dos recursos arrecadados pelo ISS", afirmou o gestor.

Este ano, das 50 empresas que mais contribuíram via ISS, 34 (68%) permanecem no ranking e também foram homenageadas no ano passado. Nesta edição, seis continuaram na mesma posição, 17 caíram e 16 novas empresas entraram na lista, das quais cinco fazem parte do setor de saúde. Educação, por sua vez, foi o setor que obteve destaque e o desempenho do ano fiscal de 2014.