Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 21.05.16 - 15h09

Campina do Barreto recebe mutirão de serviços da Prefeitura do Recife

img_alt

Milhares de moradores dacomunidade foram beneficiados na manhã desta sábado (21), com as atividades que reuniram serviços de saúde, limpeza, manutenção e cidadania ( Foto: Marcos Pastich/ PCR)

 

Mais uma manhã de cidadania e saúde no Recife. Desta vez, a comunidade de Chão de Estrelas, localizada no bairro de Campina do Barreto, recebeu diversos serviços que integram o mutirão da Prefeitura do Recife que vem ocorrendo todos os sábados. O prefeito Geraldo Julio acompanhou a ação desta manhã (21), que ofereceu aferição de pressão, retirada de documentos, teste de glicemia, exibição de vídeos, orientações sobre saúde bucal, apresentação de robôs, e ainda uma série de intervenções da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana, com drenagem, recuperação de vias e iluminação pública e muitos outros serviços.

"Milhares de pessoas que serão atendidas ao longo do dia, e recebendo não só o trabalho de cidadania, com a emissão de documentos, mas de saúde, com vários exames sendo oferecidos, como mamografia, e também o trabalho de nossas equipes na rua, limpando as ruas, galerias, preparando o bairro para o inverno, cuidados com a academia aqui do bairro, ou seja, vários serviços que ajudam a população aqui dessa comunidade", declarou o prefeito Geraldo Julio.

As atividades ocorreram das 8h às 13h e contaram também com o Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com 30 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) que realizaram o trabalho de eliminação de possíveis criadouros do transmissor das arboviroses - dengue, zika e chikungunya. Cerca de dois mil imóveis receberam a visita dos asaces. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também esteve presente na ação, recolhendo entulhos e lixo para facilitar o trabalho dos agentes ambientais, que também melhorará o escoamento das águas da chuva no local.

A cuidadora Enza Cíntia Sales comentou a importância dos serviços que foram recebidos na comunidade. "Estamos vendo tudo ser bem cuidado desde cedo, os homens trabalhando para melhorar a pavimentação e a limpeza nas ruas, além de todos esses serviços aqui. Eu mesma já aferi minha pressão e agora vou buscar meus filhos para fazerem o mesmo. É muito bacana e muito importante isso chegar na comunidade, principalmente essa coisa de documentos, porque nem sempre a gente aqui sabe como tirar e nem tem dinheiro pra isso", destacou.

Além de limpeza, a Emlurb também executou serviços de drenagem na área, com recuperação de abatimentos e colocação de pré-moldados, e iniciou a execução de serviços de tapa-buraco e a manutenção do sistema de iluminação pública de diversas vias da comunidade. No local também estava presente um ônibus de informática itinerante, a Unidade de Tecnologia Móvel - Utec Móvel, que realizou várias atividades ligadas a tecnologia. Na ocasião, a comunidade de Chão de Estrelas também pode conferir e aprender a montar os robôs de Lego, que foram apresentados pelos alunos e professores do programa Robótica na Escola, da rede municipal do Recife.

A comunidade de Chão de Estrelas também recebeu intervenções para melhorar as condições da Praça da Academia da Cidade e do Campo Novais Filho. Estão em andamento as reformas na estrutura, o reforço de toda a iluminação pública da área, o conserto de brinquedos e mobiliários e a pintura geral. A Praça Irmã Terezinha também recebeu nova iluminação. Além disso, o mutirão levou ainda serviços de manutenção da arborização da área, que vai recuperar o paisagismo do local, trazendo ainda mais qualidade para o equipamento.

"Eu sou moradora daqui, vim tirar a segunda via da minha identidade, fui bem recebida e estou aguardando o atendimento, que está sendo bem rápido. Muito importante isso chegar até a gente da comunidade, que muitas vezes não sabemos como fazer. E além de tudo isso que estão oferecendo aqui estamos vendo as ruas ficarem mais bonitas. Estou muito contente de ver minha comunidade se embelezando e ganhando tantas melhorias", afirmou a professora Luciene Melquíades.