Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 21.05.18 - 13h06

4ª Semana do Bebê do Recife reforça importância do investimento na primeira infância

img_alt

Com mais de 600 atividades em toda a cidade, a programação se estende até o próximo domingo (27). Prefeito Geraldo Julio fez a abertura oficial na manhã desta segunda (21). (Foto: Andréa Rêgo Barros)

 

Acesse a programação aqui: http://bit.ly/SemanaDoBebe2018

Mirar o futuro sem esquecer o presente. Este é um dos pensamentos que norteiam os trabalhos realizados durante a 4ª Semana do Bebê do Recife. O Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, sediou a abertura do evento, que se estende até o próximo domingo (27). O prefeito Geraldo Julio fez a abertura oficial e destacou a necessidade do investimento da gestão nestes primeiros anos de vida das crianças. "Precisamos reforçar que todos têm papel neste desenvolvimento. A hora da primeira infância é agora", afirmou. Dez secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife estão envolvidas nas mais de 600 atividades focadas na primeira infância - período que vai de zero aos 6 anos. 
 
"Esta vai ser a maior Semana do Bebê que a gente já realizou. As atividades vão acontecer nas Unidades de Saúde da Família, nas Upinhas, no Hospital da Mulher, nas creches, nas escolas, nas ONGs. Teremos ações na cidade inteira para mobilizar as pessoas sobre o tema da primeira infância", detalhou o prefeito
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. Paradiscutir a geração de afetos e a construção de vínculos familiares e comunitários como propulsores do desenvolvimento infantil, a 4ª Semana do Bebê do Recife tem como tema: “Gerando afeto, construindo vínculos”.
 
O chefe da Plataforma do Semiárido do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Robert Gass, participou do encontro grifou o empenho do Recife para valorizar as crianças durante a fase da primeira infância. Para ele, a experiência desenvolvida na cidade tem que ser compartilhada com outros países para aprofundar a discussão e as ações. Gass destacou ainda outras iniciativas encabeçadas pela gestão em parceria com o Unicef, como o projeto "Hoje Menina, Amanhã Mulher", da Secretaria da Mulher do Recife, as Redes de Inclusão e as Plataformas dos Centros Urbanos. "É uma parceria muito rica e que está trazendo muitos resultados. A Semana do Bebê, por exemplo, a cada ano ganha mais importância", afirmou.
 
Com toques lúdicos para atingir o universo infantil, a cantora e contadora de histórias Carol Levy fez a abertura das atividades. Em seguida, o pediatra Daniel Becker conduziu uma palestra para aprofundar o tema. Ele é pesquisador do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos criadores do Programa Saúde da Família. 
 
Ao longo desta semana, a programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde e diversos serviços destinados às crianças, familiares e profissionais da Prefeitura.
 
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, grifou a necessidade das iniciativas nesses anos iniciais para garantir o desenvolvimento saudável. "A Prefeitura do Recife tem políticas públicas voltadas para primeira infância que são parte do nosso cotidiano. São atividades que já se integraram às nossas ações ao longo de todo o ano aqui na Prefeitura, a exemplo do Programa Mãe Coruja Recife e as iniciativas no Compaz", exemplificou. 
 
"O objetivo da semana é garantir que as crianças tenham uma primeira infância mais segura, com adultos responsáveis e fazendo uma interação com essas crianças para garantir que o desenvolvimento cerebral delas possam acontecer", acrescentou o secretário. Estudos apontam que os três primeiros anos de vida são essenciais para a formação da maioria das conexões cerebrais. O médico falou em nome dos demais representantes das pastas envolvidas na organização da Semana do Bebê. 
 
PROGRAMAÇÃO - As atividades serão realizadas em todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, como creches, unidades de saúde e parques. 
 
Uma exposição fotográfica com imagens das ações da Prefeitura do Recife em prol da primeira infância estará no Shopping RioMar, no Pina, ao longo de toda a Semana do Bebê. A programação da semana contará ainda com o reforço de ONGs mobilizadas pelo Transforma Recife para a realização de trabalhos voluntários ao longo da programação, como contação de histórias em creches, por exemplo.
 
Na terça-feira (22), às 8h, a primeira criança nascida durante o período de realização da Semana do Bebê receberá a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito. O posto será dado a um menino, que nasceu às 10h37 desta segunda (21), na Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura.
 
Amanhã, às 8h30, o Centro de Educação Comunitário Gabriela Feliz, na Caxangá, receberá um show de mágicas da ONG Magicando Solidário. As crianças da creche também poderão interagir com os cachorros que serão levados pelos voluntários da ONG Cães Doutores. Na quarta-feira (23), às 8h30, as crianças da Creche Nossa Senhora de Boa Viagem, localizada na comunidade Entra Apulso, terão uma manhã especial proporcionada pelo recreador Tio Rodrigo e pela ONG Empreendeler, que farão contação de histórias e outras brincadeiras.
 
Na quinta-feira (24), os destaques da programação da Semana do Bebê serão as atividades no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha, onde haverá natação para bebês, contação de histórias e oficina de massagem shantala e psicomotricidade para crianças. Já o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, receberá, na sexta-feira (25), contação de histórias, aulinhas de futsal e futebol de campo para a criançada.
 
Na sexta, o edifício-sede da Prefeitura também será palco para as atividades da Semana do Bebê. A partir das 8h, será inaugurada a sala de amamentação para a mulher trabalhadora. Também serão disponibilizadas bicicletas adaptadas para crianças com deficiência na atividade batizada de Bike sem Barreiras.
 
Até mesmo o gabinete do prefeito Geraldo Julio será ocupado pelos bebês. Os alunos da Creche-escola Doutor Albérico Dornelas Câmara sairão do 1º andar do edifício-sede da PCR, onde funciona a unidade de educação infantil, e subirão até o 9º andar para participar de uma contação de histórias na sala do gestor municipal. Na tarde da sexta, às 14h, o Terreiro Pai Everaldo, em Água Fria, recebe a ação Ninar nos Terreiros, em que os participantes aprendem maneiras de cuidar de crianças utilizando elementos da cultura africana.
 
Com a proposta de inclusão em todos os âmbitos, o projeto Praia Sem Barreiras também terá uma edição especial dedicada às crianças. O Criança sem Barreiras proporcionará banho de mar assistido para as crianças com deficiência na Praia de Boa Viagem, na manhã do sábado (26).
 
O encerramento da 4ª Semana do Bebê será no Festival R.U.A. (Recife Urbana Arte), no Bairro do Recife, no domingo (27). O polo infantil será montado na Avenida Marquês de Olinda, onde estão programados brinquedos infláveis, oficina de pintura corporal e outras atividades recreativas. A programação para a garotada se estende das 9h às 18h. A partir das 16h, Carol Levy vai divertir a criançada com contação de histórias.
 
VOLUNTARIADO - A programação da Semana do Bebê também terá espaço para ações de voluntariado em prol primeira infância. O Transforma Recife mobilizou ONGs cadastradas na plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife para a realização de trabalhos voluntários durante a Semana do Bebê, como contação de histórias em creches comunitárias e conversas sobre a importância dos cuidados com as crianças na primeira infância.
 
PLATAFORMA CENTROS URBANOS - A Semana do Bebê deste ano contará também com uma rodada de debates, no Centro de Convenções, na quarta (23) e na quinta-feira (24). O encontro vai discutir a primeira infância no âmbito da Plataforma Centros Urbanos (PCU), que resulta de uma parceria firmada pela Prefeitura do Recife com o Unicef, em setembro do ano passado. A plataforma propõe atuação com foco na promoção dos direitos na primeira infância, redução de homicídio entre adolescentes, enfrentamento da exclusão escolar e promoção dos direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Durante a Semana do Bebê, o enfoque será a promoção dos direitos na primeira infância, que é o primeiro dos quatro diálogos temáticos da PCU.
 
Os diálogos temáticos dentro da Semana do Bebê contam com a metodologia técnica da Unicef e o engajamento de diversos atores da gestão pública, da iniciativa privada e da sociedade civil. O objetivo é garantir os direitos das crianças e dos adolescentes de até 19 anos, mais afetados pelas desigualdades geradas nos centros urbanos. Além do Recife, a iniciativa está presente em outras nove capitais brasileiras. A partir dessa parceria com a Unicef, a Prefeitura do Recife se compromete a fortalecer políticas públicas já existentes voltadas à redução das desigualdades.
 
DOAÇÕES - Para beneficiar as crianças e mães atendidas nas unidades de saúde da cidade, o Transforma Recife vai arrecadar, ao longo de Semana do Bebê, livros de literatura infantil e potes de café solúvel (como Nescafé) para armazenamento de leite materno. De segunda a sexta, os voluntários da plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife vão receber as doações nos pontos de arrecadação montados no térreo do edifício-sede da PCR (Avenida Cais do Apolo, n° 925, Bairro do Recife) e na sede do Transforma Recife (Rua Marques do Amorim, n° 444, 1º andar - prédio da Interne Educação). Os livros e potes serão doados para unidades saúde, para serem utilizados pelas crianças e pelas mães atendidas nos equipamentos.