Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 21.05.18 - 18h10

Estudantes e professores da rede municipal representam o Recife em encontro internacional de ciências

img_alt

Prefeito Geraldo Julio recebeu os credenciados para participar do Encontro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENICITI 2018 com trabalhos que tem aplicações cotidianas e de cunho social. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A cidade do Recife terá representantes do ensino municipal no Encontro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovaçã– ENICITI 2018. Cinco estudantes, quatro professores e uma técnica pedagógica da rede vão embarcar na viagem internacional graças aos trabalhos apresentados na Feira de Conhecimentos do Recife (FECON) – 2017. Na tarde desta segunda-feira (21), o prefeito Geraldo Julio recebeu a equipe que já embarca para nesta terça (22), para o evento que ocorrerá no México, e entregou passaportes e kit de viagem.

"São alunos de 12, 13 e 14 anos que desenvolveram projetos de inovação que foram destaques aqui no país e estão indo agora pro México se apresentar em um encontro internacional, levando coisas novas, criadas aqui, que tem haver com a vida cotidiana das pessoas. São soluções inovadoras pra vida das pessoas, desenvolvidas nas nossas escolas. Esses alunos e professores representam nosso orgulho pela educação da nossa cidade, declarou o prefeito Geraldo Julio que entregou os passaportes e mochilas, com moletons e camisas para a equipe que vai representar o Recife no exterior.

Ao todo, dois grupos de estudantes do 7° ao 9° ano e uma docente vão apresentar os projetos. O professor Edson Gomes, da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, de Dois UnidosCoordenador do projeto, Tecnologia assistivas e robótica educacional: um olhar especial sobre a cidade, falou do que será apresentado. Nosso projeto foi desenvolvido na escola mas quer chegar na vida das pessoas, ajudando a mobilidade de deficientes visuais. Aprimoramos tudo a partir de depoimentos de deficientes visuais da própria comunidade. Nosso intuito é fazer a tecnologia chegar a quem precisa, afirmou o docente que acompanha os alunos Matheus Henrique, Vitorya Rebeca e Ana Grazielly.

O trabalho destes jovens  foi credenciado pela 3º Feira de Conhecimentos do Recife, e tem como objetivo compreender a problemática da mobilidade urbana para as pessoas com deficiência no Bairro de Dois Unidos, desenvolvendo criativamente soluções para amenizar as dificuldades de locomoção com o uso da robótica livre e lego. Com o trabalho foi possível identificar os principais problemas de acessibilidade do Bairro e confeccionar objetos robóticos, como uma bengala com sensores e bluetooth, que facilitam o desvio de obstáculos, e que proporcionam a ampliação da acessibilidade e da mobilidade das pessoas com deficiência na cidade.

O estudante Matheus Henrique, de 15 anos, falou da expectativa em mostrar o projeto fora da cidade Espero que seja uma viagem bem sucedida e que a gente possa fazer com que as  pessoas de lá entendam o nosso estudo e o que a gente quer mostrar, que é como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas. A gente não vê robótica sócomo brincadeira, a gente quer que tenha uma utilidade social. Estou muito feliz e muito animado, comentou o jovem.

Encontro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENICITI) tem como objetivo divulgar os avanços nas pesquisas de inovação e desenvolvimento tecnológico, estabelecendo relações colaborativas com instituições e pesquisadores de diferentes Regiões, com a possibilidade de trocar ideias, promover o trabalho científico e o interesse na pesquisa. O secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, comentou a importância da participação dos jovens da rede. Nós incentivamos as nossas escolas a trabalhar com ciência. Por trás disso tem toda uma pesquisa feita nas escolas, acompanhada pelos professores, que incentiva as crianças a pensar, a criar soluções de problemas, a levantar informações na comunidade. Esses trabalhos e esses jovens são a mostra que quando nossos estudantes tem uma melhor condição de aprendizagem eles se destacam, comentou o secretário que afirmou ainda que desde 2013 a Secretaria de Educação vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos, que estimulam o pensamento crítico como o Mente Inovadora, Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico.

O segundo projeto a ser apresentado por estudantes é Idoso: o melhor tempo de se viver em paz, dos jovens Paulo Henrique e André Vitor, da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, da Mustardinha. O projeto tem como objetivo apoiar a conscientização dos jovens em relação ao cuidado com o idoso, identificando os tipos de violência, aprimorando conhecimentos através do estudo do Estatuto do IdosoOs meninos pesquisaram, leram e fizeram este trabalho de campo. Toda a pesquisa foi transformada em tabelas e gráficos pra identificar o que mais aflige o idoso. É uma causa social com foco na qualidade de vida, respeito ao indivíduo, comentou Ana Maria de Andrade, coordenadora pedagógica da escola onde o trabalho foi realizado e que coordena o projeto.

professora Luciana Cavalcante de Souza, da Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo, na Caxangá, também vai embarcar com os jovens, e apresentar oterceiro trabalho selecionado: Conhecendo o sistema reprodutor masculino e feminino, utilizando o instrumento da arte no ensino de CiênciasA partir de estudos teóricos e de campo do sistema reprodutor masculino e feminino, com aulas expositivas e aulas práticas, a professora propôs construir um acervo anatômico do sistema reprodutor masculino e feminino na escola com o uso da argila e biscuit“ Utilizando instrumento da arte no ensino de Ciências, tentamos construir as peças o mais real possível e criamos um acervo na própria escola.Tivemos um ótimo resultado, a metodologia foi bem aceita, e tivemos a aprovação de quase 100% dos alunos no final do ano. Estou ansiosa para apresentar o resultado deste trabalho que pode ajudar muito na compreensão e aprendizagem das crianças”, afirmou.