NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.11 - 20h01

Festa Junina toma conta do Recife esta semana

As comemorações estão no centro e na periferia, com shows, quadrilhas, arrasta-pé e outras animações típicas do São João, uma das grandes festas da cultura nordestina

Conhecida como uma das maiores praças do carnaval brasileiro, a Cidade do Recife se transforma em um grande arraial, durante esta semana, com festejos típicos do São João. Ao som da sanfona (instrumento-rei da música regional), a festa toma conta de algumas tradicionais áreas – Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Rua Tomazina, Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu e Nascedouro de Peixinhos – com forró, coco, xote, ciranda, xaxado, baião, quadrilhas e outras animações características, inclusive o divertido casamento matuto. As comidas típicas – pamonha, canjica, mungunzá, milho cozido e outras iguarias – não faltarão nos locais de festa.

Festejos especiais também acontecem na Praça de Boa Viagem, dentro do chamado “Arraial do Turista”, onde há apresentações diárias das 17h às 22h, e até a meia-noite nos dias 23 e 24 de junho. Espalhados em outros bairros, ainda existem dezoitos polos descentralizados em comemoração ao São João. A festa também se estende a alguns mercados públicos, onde há alegres apresentações artísticas e participação popular. A festa é promovida pela Prefeitura do Recife, com apoio das diversas secretarias municipais, notadamente a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A programação começou desde o dia oito de junho e vai até o final do mês, em seis grandes polos de atrações. A programação detalhada da festa está no portal da Prefeitura, à disposição dos interessados na folia do São João, animada por artistas regionais e por grandes nomes da música popular brasileira.

Confira as atividades nos seis grandes polos de forró no Recife:

Pátio de São Pedro – Centro histórico e cultural do Recife, o Pátio de São Pedro mantém a tradição, apresentando importantes shows e grande animação. Geraldo Azevedo se apresenta nesta quarta-feira (22), às 23h, para alegria dos presentes. E um pouco antes, a partir da 18h, tem Desfile das Bandeiras de São João, Ciranda Mimosa, Zé Neguinho do Coco e Mandracatu.

Na véspera do São João (quinta-feira, dia 23), o show abre às 19h, com Tiago Almeida, seguido por Gaspar Andrade, Novinho da Paraíba e Nádia Maia. E continua na sexta (24), sempre no mesmo horário, curtindo e dançando com Mestre Ferrugem, Os Filhos de Vitor, Gabriel Sá e Salatiel de Camarão. A animação continua no sábado (25), ao ritmo dos artistas Tony Maratto, Geraldo Maia, Bongar e Cascabulho. E tem mais na próxima semana, na comemoração do Padroeiro São Pedro, dia 29: Pandeiro do Mestre, Baião Polinário, Fim de Feira, Nena Queiroga e Maciel Melo.

Praça do Arsenal – Quatro shows estão previstos para esta quinta-feira (23), durante a chamada “Noite dos Homenageados”. O Quinteto Violado, uma das principais atrações, se apresenta às 21h40. Os demais, a partir das 19h, são: Fogoió, Terezinha do Acordeon e Daniel Bueno. No dia seguinte (sexta, 24), o comando da festa, a partir da 20h30, estará com Zé Carlos dos 8 Baixos, Edmilson do Pífano, Coco Raízes de Arcoverde e Luizinho Calixto. E o forró continua durante o sábado (25), logo cedo, a partir das 19h, comandado por Toninho Arcoverde, Isaar, Cláudio Rabeca e Duda de Passira. No domingo (26) o forró inicia às 15h, com uma quadrilha infantil. Logo após começam os shows: Balaio de Cheiro, às 19h, Liv Moraes, às 20h20, e Banda de Pau e Corda, às 20h40.

Arraial da Tomazina – A festança junina começa sempre às 23h e é uma das mais animadas do Recife Antigo. O sucesso da área exige uma ampla programação, que começa na quarta (22) e vai até sábado (25), com muitas atrações: Caravana do Delírio, Babi Jaques e os Sicilianos e Zé Brown, na quarta-feira (22). Grupos UR7, Guardaloop e Sonic Jr, na festa da quinta-feira (23). Elemento Natural, Feiticeiro de Julião e Digital Goovee, na sexta-feira (24). Noite em Moscow, Quarto Astral e Cachorros, no sábado (25). A atração Putz! Sem Noção, fecha a programação durante todos os dias de festa.

Palhoção do Sítio – O Sítio Trindade, localizado na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, é tradicionalmente um dos principais polos da festa junina. Durante o dia o espaço é preferencialmente das crianças, inclusive com quadrilhas infantis, mas à noite é a vez dos grandes shows. Na quinta-feira (23), o Palhoção abre a programação noturna, às 19h, com um show do grupo Os Tangarás. Em seguida, conforme vem acontecendo diariamente, haverá exibição de cinco quadrilhas (uma a cada meia hora). E para fechar a noite, a partir das 23h, um show do Trio Novo Horizonte. No Dia de São João, sexta-feira (24), a programação é semelhante à da véspera. Abre com um show do conjunto Os Tangarás, continua com exibição de quadrilhas e encerra com o Trio Souza Pé-de-serra. A festa continua no sábado (25), com Os Tangarás abrindo a programação, e o trio pé-de-serra Leque Moleque, encerrando.

Parque Dona Lindu – Grandes shows musicais marcam a programação do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, durante este fim de semana. Na quarta-feira (22), a partir da 20h, se apresentam Irah Caldeira, Paulinho Leite, Alceu Valença e Marcelo de Feira Nova. Na véspera do São João (23), se apresentam Jô Silva, Banda Raízes da Terra, Banda Seu Januário e Petrúcio Amorim. E no Dia de São João (24), o show fica por conta da Banda Jaqueta de Couro, Chá de Zabumba, Siba e a Fuloresta, e Benil. No sábado (25) há uma programação diurna, a partir das 15h, com apresentação de três quadrilhas (duas infantis), e à noite voltam os shows: Dudu do Acordeon, Beto Hortis, Arlindo dos Oito Baixos, Camarão, Agustinho de Arcordeon e Cezzinha. A festa continua no domingo (26), com exibição de quadrilhas durante a tarde, e shows à noite: Mingau de Cachorro, Raminho do Acordeon, Caçuá e Bia Marinho. E na próxima semana, dia 29, tem ainda Tito Lívio, Rogério Rangel, Fabiana e Cilene Araújo.

Refinaria de Peixinhos – O Arraial da Refinaria Multicultural de Peixinhos está muito animado. O “Acorda Povo” da quinta-feira (23) inicia com a Quadrilha Infantil Menezes na Roça, às 20h30, e continua a noitada com o Coco de Dona Maria da Beira do Rio, Ciranda Pernambucana do Mestre Ferreira, e entra pela madrugada com o Forró de Cana. O documentário “Galo Preto, o Mestre do Coco”, abre a programação do sábado (25), às 19h, seguido das apresentações de Coco e a Resposta, Mazurca, Galo Preto e Coco Raízes. Uma programação que tem tudo para agradar à comunidade local.