NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.11 - 18h10

Mostra de Culinária Afro divulga a tradição junina dos terreiros

Público poderá degustar gratuitamente pratos oferecidos a Xangô e outras iguarias tradicionais dos rituais de matriz africana

Junho é tempo de São João, mas também é tempo de Xangô. É época de comida de milho, mas também de beguiri, preparado com quiabo e oferecido ao orixá do fogo. Para celebrar e divulgar as tradições afro-brasileiras durante o Ciclo Junino, a Prefeitura do Recife realiza a 5ª Mostra de Culinária Afro, no próximo dia 26, a partir das 15h, no Pátio de São Pedro.

Sob a pisada do coco dos grupos Chinelo de Iaiá e Raízes de Arcoverde, o público terá a oportunidade de degustar gratuitamente pratos oferecidos a Xangô e outras iguarias tradicionais dos rituais de matriz africana. São elas: beguiri, caruru, amalá, mungunzá, arroz doce, acaçá branco, acará, angu, pamonha, vatapá, tapioca ensopada, xinxim de galinha, milho cozido, bolo de fubá, tapioca, cuscuz branco, bolo de milho e canjica.

Às 18h, será realizado o Xirê para Xangô, momento de louvação ao orixá com cantos e dança em volta da fogueira. A adoração será comandada pela Mãe Marisa de Xangô. O evento é organizado pelo Núcleo de Cultura Afro da Secretaria de Cultura do Recife. A mostra reunirá representantes dos terreiros Xangô Aganjú, Ilê Asé Obakisso Ogodô, Raça Jeje, Ilê Alá Obiketú Axé, Axé Ilê Ajagurá, Ilê Asé Agbé Awo, de Mãe Amara e de Mãe Oxum, além do buffet Tabuleiro Afro-brasileiro.