NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.11 - 19h59

Prefeitura do Recife finaliza a sequência de escutas sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Evento aconteceu durante três dias em lugares distintos para melhor atender aos interesses das seis RPAs da Cidade

Higiene durante o processo de produção dos alimentos, equilíbrio nutricional e projetos realizados no Recife que colaboram com a erradicação da fome na Cidade. Esses foram alguns dos temas tratados durante o último dia de realização das escutas que precedem a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (COMSEA). O evento ocorreu no auditório do Centro Público de Casa Amarela, localizado na Avenida Norte, 5600, no bairro de Casa Amarela, durante a tarde desta terça-feira (21). Participaram das atividades representantes de entidades e usuários de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional das Regiões Político-administrativas (RPAs) 2 e 3.

A gerente de Segurança Alimentar da Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), Mikaelly Ellen, explicou que o intuito das escutas é o de aproximar mais a população das novas políticas de segurança alimentar implementadas no Município. Para isso foram realizadas apresentações sobre “Segurança Alimentar e Nutricional” e sobre as políticas públicas da Prefeitura do Recife relacionadas ao tema.

Durante os encontros debatemos sobre o conceito de segurança alimentar, como essa política pode ser consolidada e como pode ser facilitado o acesso a toda a população, pois nem todos têm direito ao alimento na mesma quantidade e nem qualidade que supram as necessidades nutricionais”, falou Rosilene Rodrigues, diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Município.

Durante o evento, a presidente do Centro de Atividade Maracanã Mirim (CAMAMI), Ivanise Machado, uma das participantes das escutas, comentou: “O importante é se alimentar com qualidade. Nem sempre as pessoas que enchem o estômago estão bem alimentadas. Isso acontece porque elas não têm o conhecimento. Os debates vão trazer essas realidades que podem ser aplicadas nas entidades onde atuamos”.

Após os debates aconteceu a eleição de delegados que participarão da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O COMSEA acontecerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Madalena, nos dias 14 e 15 de julho.

Participaram das escutas os representantes das Casas de Matriz Africana, de instituições e beneficiários do Banco de Alimentos, do Bolsa Família, do Conselho Merenda Escolar, e dos Povos Indígenas aldeados no Recife das seis Regiões Político-administrativas do Recife.

ASSUNTOS: