NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.11 - 13h17

Prefeitura lança nova tecnologia para tapar buracos

O novo trabalho será realizado até sob chuvas leves ou moderadas e leva cerca de cinco minutos para ser executado

Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura do Recife implantou um método inovador no Brasil para recuperar o pavimento das ruas e avenidas da cidade. O novo trabalho utiliza três caminhões equipados com jatos que lançam o asfalto diretamente na pista. A ação propicia tapa-buracos até em dias de chuvas moderadas, é mais rápido que o método antigo e utiliza pneus reciclados na composição do asfalto.

As primeiras operações do novo trabalho ocorreram na Rua Dois Irmãos, próximo à Universidade Rural de Pernambuco. “Esse primeiro dia de trabalho foi um teste ideal para percebermos a importância do sistema novo já que ocorreu com chuvas. O modelo representará um grande avanço para a manutenção da cidade e muito em breve a população já sentirá os efeitos benéficos”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Os novos caminhões são dotados de compartimentos para armazenar e preparar o asfalto a ser colocado. A aplicação do produto é feita por meio de um braço mecânico com um jato, de onde o material é despejado. Na hora de fechar um buraco, o jato primeiro joga ar para limpar a área, depois aplica um composto feito de brita e borracha de pneus reciclados. Como o material é preparado e aplicado na hora, o asfalto implantado possui composição e temperatura adequadas para ser aplicadas até sob chuvas leves, moderadas ou após precipitações intensas, mesmo com o terreno úmido.

Outro fator positivo da operação é relacionado à produtividade. Isso porque, os equipamentos propiciam consertos bem mais rápidos que através do método manual. Assim, um trabalho que costumava levar meia hora, poderá ser resolvido em média, em cinco a dez minutos. Com isso, a Prefeitura do Recife poderá realizar quatro vezes mais operações do que na atualidade, atingindo até 600 buracos fechados por dia.

A nova tecnologia ainda se alinha a aspectos ecológicos, já que parte dos componentes utilizados no asfalto preparado pelos caminhões é feito a partir de pneus reciclados. Vale lembrar que este tipo de material é um dos que mais poluem e de maior dificuldade no processo de reciclagem. Dessa forma, cerca de 7 toneladas de pneus descartados mensalmente na capital pernambucana serão reutilizadas.