NOTÍCIAS

| 21.06.17 - 20h22

PCR debate acordos científicos e trocas culturais com o Consulado da França

img_alt

As trocas de experiências entre o Recife e a cidade de Nantes, na França, serão realizadas nos campos da educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e infraestrutura (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Troca de conhecimentos científicos e culturais foram alguns dos temas debatidos, nesta quarta-feira (21), entre o Gabinete de Representação em Brasília e Relações Internacionais e o adido de cooperação e ação cultural do Consulado da França, Guillaume Ernst. A reunião serviu para consolidar o consórcio de integração e as trocas de intercâmbio entre a capital pernambucana e Nantes, na França. As trocas de experiências serão entorno de cinco eixos temáticos: educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e infraestrutura.

"Estamos estudando caminhos para o desenvolvimento e intercâmbio dos dois países, seja através de workshops, trocas culturais, integração entre as universidades. Com isso, vamos acelerar o processo de internacionalização do Recife", comentou o chefe do Gabinete de Representação em Brasília e Relações Internacionais, Giovani Oliveira. Com o acordo de cooperação, além da Universidade Federal de Pernambuco, as Universidades Católica (Unicap), Pernambuco (UPE) e a Rural (UFRPE) começaram a realizar intercâmbios entre os alunos.

Para Guillaume, o encontro gerou muitas expectativas positivas. "Queremos catalisar a internacionalização do Recife. Ela representa uma região muito importante de acordos científicos do Brasil com a França, como o intercâmbio de engenheiros, por exemplo. Queremos melhorar a mobilidade dos estudantes, fazer mais acordos com parceiros e colaborar com mais trocas", disse. Com a reunião, a ideia é criar uma agenda permanente de cooperação entre as cidades.