Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.06.18 - 15h20

PCR entrega Centro Médico Djair Brindeiro requalificado a 6 mil pessoas da Zona Sul

img_alt

A unidade da Secretaria de Saúde do Recife passou por melhorias estruturais com acessibilidade e ganhou mais espaço (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Mais de 6 mil usuários do SUS que moram na comunidade de Borborema, em Boa Viagem, contam agora com o Centro Médico Professor Djair Brindeiro totalmente requalificado. A Prefeitura do Recife investiu R$ 279,1 mil para melhorar a estrutura da unidade, que ganhou adequações em relação à acessibilidade e também novos espaços. A última grande reforma no local, que tem 30 anos, foi feita há quase uma década.

“Aqui tem serviços de Saúde da Família e tem serviços de ambulatório com algumas especialidades, onde as pessoas vêm para fazer prevenção, para se vacinar, fazer um curativo. Com esta, são mais de 170 unidade já requalificadas. Enquanto o Recife cria um novo padrão de atendimento, com as Upinhas, que são desenhadas para funcionar na Atenção Básica, sabemos que é preciso cuidar da rede já existente”, afirmou o secretário de Saúde, Jailson Correia.

A unidade conta com uma equipe de saúde tradicional (composta por um médico clínico, uma médica ginecologista e uma assistente social) e uma Equipe de Saúde da Família (médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitário de saúde) completa. Com a requalificação, passou a atuar no local uma Equipe de Saúde Bucal.

No Centro Médico Djair Brindeiro, foram feitas intervenções para tornar a unidade acessível para as pessoas com deficiência, com rampas e piso tátil, por exemplo, além da reorganização do fluxo, ampliação no número de consultórios e reestruturação do Central de Material e Esterilização (CME). A unidade foi toda climatizada e informatizada por fibra ótica, e houve implantação do sistema Hórus na Farmácia, para agilizar a dispensa de medicação.

A fisioterapeuta Yara Siqueira chegou para morar na região praticamente na mesma época em que o Centro de Saúde foi construído, e ficou muito feliz com a reforma. Hoje, ela, que está dentro do público-alvo, foi na unidade para tomar vacina de gripe. “O atendimento daqui é excelente, sempre vim aqui porque moro perto. Dá gosto ver tudo novinho assim, e a gente fica torcendo muito pra todo mundo preservar, porque é bom pra todos”, disse Yara.

Há 22 anos, as duas técnicas de enfermagem, Alda Souza e Luciene Moura, atendem aos moradores da comunidade. “A gente gosta de trabalhar aqui, já conhecemos as pessoas que frequentam, e trabalhar assim, com a estrutura nova, tudo funcionando, é mais fácil”, disseram as servidoras.

Balanço - Além de construir novas unidades, a Prefeitura do Recife está requalificando várias Unidades de Saúde da Família que já existem na rede. Ao longo da gestão (2013-2017), cerca de 170 equipamentos de saúde receberam intervenção em sua infraestrutura (manutenção, requalificação), incluindo Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Saúde, Policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial, Maternidades e Polos da Academia da Cidade, com investimentos na infraestrutura dos serviços na ordem de R$ 82.573.649,44.