Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.06.18 - 17h52

Pessoas idosas, crianças e adolescentes participam do arraial do Serviço de Convivência do Recife

img_alt

Os participantes praticam atividades esportivas e culturais gratuitamente nos clubes Náutico, Santa, Sport e AABB, nos Cras e em outros espaços da cidade, através de parceria com a Prefeitura do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Cerca de mil pessoas idosas, crianças e adolescentes dançaram forró e fizeram apresentações culturais, nesta quinta-feira (21), no arraial do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da capital pernambucana, organizado pela Prefeitura do Recife no Sport Club do Recife. Os participantes praticam atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitamente nos clubes Náutico, Santa Cruz, Sport e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras)e em outros espaços da cidade.

Comandado por um trio pé de serra, o forró organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife(SDSJPDDH) aconteceu na mesma semana em que a PCR realizou o São João da Pessoa Idosa e o Forró para Todos para as pessoas com deficiência. “Confraternizações como as de hoje estimulam a convivência entre gerações e ressaltam a importância de se reconhecer e de reconhecer o outro como sujeito de direitos, fazendo as crianças, os adolescentes e as pessoas idosas entenderem que têm direito de se divertir apesar das vulnerabilidades sociais e dos riscos que correm”, disse Edson Lima, chefe de Divisão do SCFV do Recife.

Moradora do Alto do Deodato, em Água Fria, Elza Gonçalves, 60 anos, participou de uma apresentação de hip hop junto com as colegas que fazem aula de dança no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha. “Nunca imaginei que um dia eu dançaria hip rop. Faço aula de dança há mais de um ano, uma vez na semana e adoro. E também gostei muito de participar dessa festa maravilhosa hoje, junto com as crianças e os jovens”, disse a dona de casa que também faz hidroginástica no Compaz e ainda participa de um grupo de idosos.

As crianças formaram filas para se divertir nas barraquinhas de brincadeiras juninas, como pescaria e pula fogueira, tentaram acertar uma bola na boca de um palhaço e tentaram colocar o rabo do burro com os olhos vendados. “O mais legal são as brincadeiras e as músicas”, opinou Camila Vitória da Silva, 10 anos, que, através do SCFV, faz capoeira, hip hop e oficina de artesanato na ONG Pão da Vida, no Coque.

O educador social Teógenes Armando, 31 anos, que trabalha nos grupos de SCFV do Sport e do CRAS dos Torrões, coordenou a decoração da festa junina desta quinta. “Tudo foi feito pelos profissionais do SCFV. Grafitei painéis de Luiz Gonzaga para a festa; tudo pensando nas pessoas idosas, nas crianças e nos adolescentes. É só olhar a cara deles para ver o quanto estão se divertindo”, disse o arte-educador que ministra oficina de grafite como pano de fundo para discutir os principais eixos norteadores das oficinas do SCFV: participação, convivência social e direito de ser.

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA Vinculado à SDSJPDDH, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Recife atende, atualmente, mais de 1.500 pessoas, sendo 1.180 crianças e jovens, além de 350 idosos; todos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Eles participam de atividades culturais, de lazer e esportivas no Náutico, Sport, Santa Cruz e AABB, nos Cras, nos Centros Comunitários da Paz (Compaz do Cordeiro e do Alto Santa Terezinha), em algumas unidades de ensino, entre outros espaços.

O público-alvo do SCFV são pessoas em condições sociais, educacionais e econômicas vulneráveis, incluindo alguns jovens cumprindo medidas socioeducativas, em situação de acolhimento ou com defasagem escolar superior a dois anos. Desde 2013, cerca de cinco mil usuários da política pública de assistência social da capital pernambucana foram atendidos no SCFV do Recife.

O SCFV atua em três eixos: convivência social, direito de ser e participação. São oferecidas atividades esportivas, palestras, danças contemporâneas, artes, visitas a pontos turísticos e museus, entre outras ações de integração e promoção da autoestima; tudo sob supervisão e acompanhamento de cerca de 30 profissionais, entre técnicos, educadores e orientadores sociais. O principal objetivo da Prefeitura com essas ações é buscar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dessas pessoas, através de práticas e vivências que estimulem o aprendizado e o respeito ao próximo.