Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.18 - 15h35

Quadrilha, forró e muita festa no Sítio Trindade

De hoje (21) até domingo (24), o maior arraial da cidade vai ter programação para todo lado para festejar o santo do carneirinho

 

Hoje a festa vai ser das boas no Sítio Trindade. A partir das 18h, o maior arraial da capital será todo celebração ao santo do carneirinho. Vai ter quadrilha, trio pé-de-serra e grandes atrações na programação montada pela Prefeitura do Recife. E isso é só o começo. No principal fim de semana do Ciclo Junino 2018, vai ter forró para todo lado. Só não arrasta pé e não rala bucho quem não quiser.

A programação desta quinta-feira junina no Sítio Trindade começa às 18h, na Sala de Reboco, com apresentação de Cirlene Menezes e Baião de Dois, seguida dos trios Harmonia e Forró Luado, André Lins, Agostinho do Acordeon e Edmilson do Pífano.

No palco principal, quem dá a largada nos festejos é o Quinteto Violado, que se apresenta cedinho, a partir das 19h. Depois será a vez de Genival Lacerda subir ao palco, com sua saliente irreverência. Na sequência, Josildo Sá anima o público com seu Samba de Latada e Petrúcio Amorim encerra a noite.

No Pavilhão das Quadrilhas, o colorido desfile de enredos, figurinos e coreografias começa às 20h. No penúltimo dia de eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, realizado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, irão se apresentar cinco grupos: Junina Cariri, Mistura de Cor, Junina Forró Fiá, Vai Vai na Roça e Cambalacho.

A Junina Cariri abre a noite celebrando o Estatuto da Criança e do Adolescente e defendendo condições mais dignas para as milhares de crianças pobres do Brasil, contando a história de um menino de rua, quem tem sua vida transformada numa noite de São João.

Depois dela, a Mistura de Cor, fundada em 1992, em Camaragibe, conta uma improvável história de amor entre um cangaceiro e a filha do coronel e chefe da milícia, com o tema “Alguém que me proteja”.

A Junina Forró Fiá, de Vitória de Santo Antão, conta e dança a história de amor do príncipe cristão Arthur e da princesa moura Flôripes, transportando as tradicionais cavalhadas para dentro do Palhoção do Sítio Trindade, com o tema “A Semi-lua e a Cruz”.

Penúltima a se apresentar na noite, a Vai Vai na Roça desfila o tema “Maria Filhas do Sertão”, narrando a peleja entre os preconceitos de gênero e a felicidade dentro da família de um abastado coronel sertanejo, cujos filhos se recusam a reproduzir as convenções sociais que os impedem de exercer sua sexualidade e de trilhar seus próprios caminhos.

Encerrando a noite do Palhoção, a quadrilha Cambalacho, fundada só por mulheres, em 1982, e mista desde 1998, apresentará o tema “No Xiado da Xinela”. Buscando inspiração na música Na Base da Chinela, o enredo conta a história de amor de Rosa Gabriela e Antônio Nonato, que desafia o tempo e a distância para terminar em casamento, final feliz de toda quadrilha que se preze.

A festa continua animada no Sítio Trindade por todo o fim de semana de São João. Até o domingo, o Sítio receberá 43 apresentações de sanfoneiros, trios pé-de-serra e artistas como Beto Hortis, Cristina Amaral, Silvério Pessoa, Banda Tio Bruninho, Fadas Magrinhas, Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes,  Geraldinho Lins, Alcymar Monteiro, Maciel Melo, Nando Cordel, entre muitos outros.

Amanhã, vai ter também Desfile das Bandeiras Juninas, a partir das 17h, levando 12 grupos ou agremiações culturais para uma grande brincadeira de São João, que começa na Maciel Pinheiro e só termina no Pátio de São Pedro, ao som de muito forró. Na comunidade da Vila da Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, vai ter Acorda Povo na madrugada do dia 22 para o dia 23. A festa começa às 22h, com apresentação de trio pé-se-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca.

Na véspera de São João (23), vai ter arraial montado pela Prefeitura do Recife no Barro, em Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó. Na Vila Tamandaré, a comunidade preferiu celebrar o santo nos dias 22 e 23. Em Brasília Teimosa, a festa será no dia 29, para festejar São Pedro, padroeiro dos pescadores. Para quem quiser ralar bucho no centro da cidade, o Pátio de São Pedro também tem programação, a partir das 18h, com Família Salustiano e a Rabeca Encantada, além de Bia Marinho e Banda Cascabulho entre as atrações. Para conferir a programação completa, basta acessar: https://bit.ly/2limCgd.

Quadrilha e fé – Na noite de ontem, o Sítio Trindade foi palco da fé e da festa nordestinas. Das 18h às 22h, a 12ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira serviu iguarias preparadas nos terreiros de candomblé, numa celebração que a coordenadora do evento, Mãe Elza de Iemanjá, do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, definiu como uma importante ação de resgate religioso. “A exposição ajuda a acabar com os preconceitos contra as religiões de matriz africana. Somos adoradores da natureza e celebramos Xangô neste período, numa festa que também é da fartura e do fogo, assim como o São João cristão”, explicou.

Entre os mais de seis mil itens oferecidos ao público, foram servidos acarajé, padê e eleguedé. “Adoro a festa no Sítio Trindade por isso: na mesma noite, a gente vê quadrilha e ainda prova tanta comida boa. Respeitar a fé e os costumes alheios é um exercício sempre bom”,disse o manobrista Danilo Davi.

No meio de uma entusiasmada degustação de acarajé, a aposentada Gelba Toledo dos Santos, 65 anos, era só elogios a todas as tradições que povoam o Sítio Trindade durante o São João.  “Sempre venho. E participo de tudo que posso. É tubo belíssimo, maravilhoso. No fim de semana, pode contar com minha presença”, brincou.

Confira a programação das quadrilhas:

 

34º CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS ADULTAS 

 

Dia 21/06

20h - Junina Cariri

20h45 - Mistura de Cor

21h30 - Junina Forró Fiá 

22h15 - Vai Vai na Roça              

23h - Cambalacho

 

Dia 22/06

20h - Junina Xotear

20h45 - Estrela Matuta

21h30 - Chá de Zabumba

22h15 - Magia Matuta

23h - Junina Raízes

23h45 - Junina Zabumba