Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 21.06.18 - 20h09

Usuários de drogas em acolhimento se confraternizam com familiares

Atividade tem como principal objetivo o fortalecimento dos vínculos e faz parte do acompanhamento entre os acolhidos e suas famílias

Famílias acompanhadas pelo Programa Acolhe Vida Recife visitaram seus parentes atendidos pela Comunidade de Acolhimento Terapêutica São Miguel Arcanjo (Catsma), que fica no Brejo da Madre de Deus, no Agreste Pernambuco, e é vinculada à Prefeitura do Recife. O programa, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, trabalha com usuários de drogas e, entre outras abordagens, faz encaminhamentos para Comunidades Terapêuticas, onde os acolhidos são acompanhados por seis meses.

Wanessa Viana, técnica de referência do Programa Acolhe Vida Recife, acompanha as famílias dos usuários e destacou que um dos objetivos do programa é fortalecer os vínculos familiares que são quebrados, muitas vezes, pelo estigma da sociedade em relação às pessoas que fazem uso abusivo de drogas. “É importante trabalhar com as famílias o contexto da compreensão da dependência química, das particularidades, o que leva o indivíduo a fazer o uso e também a importância da restauração dos vínculos familiares porque muitas vezes a sociedade culpa a família e essa família não consegue entender exatamente o que acontece com quem usa drogas”, explica a técnica da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod Recife).

Acompanhada pela equipe técnica do Programa Acolhe Vida, Adelaide Santos* estampava no rosto a alegria de visitar o filho e ver que o acolhimento deu certo. “A gente nunca pensa que os nossos filhos farão uso de drogas e muito menos que terão tantos problemas por causa disso. Meu filho aceitou o acolhimento e agora estamos cheios de esperança e vontade de recomeçar”, contou Roseineide.

O filho de Adelaide, Robson Santos*, não só recebeu a visita da mãe como também obteve o certificado de conclusão do processo terapêutico e já voltou para casa. Ele contou que passou cinco anos usando drogas até decidir parar. “Chegou um tempo que vi que não dava mais porque eu podia perder a minha vida. Teve um momento em que vi que minha família toda tinha desistido de mim. Hoje sonho em reconstruir a minha família”, disse o jovem.

ACOLHIMENTO – Quem desejar atendimento do Programa Acolhe Vida Recife pode ligar para o telefone 3355.8210 ou comparecer à sala da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. As equipes também fazem atendimento todas as sextas-feiras das 8h às 12h no Compaz Ariano Suassuna e das 14h às 17h no Compaz Eduardo Campos.

 

* Nomes fictícios para preservar a identidade dos entrevistados