NOTÍCIAS

Administração | 21.07.14 - 17h54

Rodada de Plenárias do Recife Participa começa nesta terça

Plenárias terão pauta definida e as questões serão discutidas diretamente com os secretários de cada pasta

A partir desta terça-feira (22), o Recife Participa, programa de Participação Social da Prefeitura do Recife, inicia as plenárias dos Fóruns Microrregionais 2014. Ao todo, serão realizados 18 encontros, um em cada Microrregião Político-Administrativa, para discutir com as comunidades as suas necessidades e prioridades. O primeiro encontro será na Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro, às 19h desta terça-feira (22), para discutir Habitação para a Microrregião 4.1. As plenárias ocorrerão até o dia 28 de agosto.

Os encontros foram articulados pelos coordenadores de Fóruns Microrregionais empossados pelo prefeito Geraldo Julio no último dia 24 de maio. Eles foram eleitos durante as instalações dos Fóruns Microrregionais em novembro e dezembro do ano passado, quando também foram definidos os temas prioritários por Microrregião.

As áreas eleitas como prioritárias pelos recifenses foram: Saúde, escolhido para seis MRs; Habitação, para quatro e Educação para três. Outros temas serão: Saneamento Básico, Lazer e Esporte, Contenção de Encostas e Pavimentação.

Os encontros temáticos contarão com a presença do secretário de Governo e Participação Social e dos responsáveis por cada pasta relacionada aos temas que serão discutidos. Os debates serão registrados em vídeo e as demandas levantadas serão computadas pela equipe da Secretaria de Governo.

HISTÓRICO - Em 2013, a Prefeitura do Recife lançou o novo modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife, denominado de Recife Participa, que pretende ampliar e qualificar a gestão participativa e o controle social no Recife. A primeira atividade do programa foi convocar a sociedade para o Seminário Recife Participa, em julho do ano passado. Na ocasião, mais de duas mil pessoas discutiram com todo o secretariado os assuntos da cidade, em mesas temáticas. As demandas discutidas no Seminário do Recife Participa foram incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2014 e no Plano Plurianual 2014-2017, ambos aprovados pela Câmara Municipal do Recife.

A etapa seguinte foi a instalação dos Fóruns Microrregionais e Conselhos Regionais. Os Fóruns e Conselhos são as instâncias permanentes de participação popular previstas no Recife Participa. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, percorreu as 18 Micorregiões Político-Administrativas da cidade para eleger através de votação direta os coordenadores dos Fóruns e os Conselheiros Regionais do Recife Participa. Nesta rodada, também foram eleitos os temas prioritários para cada Microrregião, que serão discutidos com a presença dos secretários de cada pasta, nas plenárias dos Fóruns Microrregionais. Mais de 14 mil pessoas participaram deste processo.