Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 21.07.16 - 18h39

Prouni Recife divulga resultados do processo seletivo

Matrículas devem ser realizadas exclusivamente nas Instituições de Ensino Superior (IES) a partir desta sexta-feira (22) até o dia 26 deste mês

 

O Prouni Recife, programa da Prefeitura do Recife que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares, disponibilizou os resultados do processo seletivo no site www.prouni.recife.pe.gov.br no início da noite desta quinta-feira (21). As matrículas devem ser realizadas exclusivamente nas Instituições de Ensino Superior (IES) a partir desta sexta-feira (22) até o dia 26 deste mês e os estudantes selecionados devem apresentar a documentação que comprove os requisitos necessários do programa.

Ao todo, cerca de quatro mil recifenses se candidataram às 331 vagas em 44 diferentes cursos oferecidas para o segundo semestre letivo deste ano. Com as 404 bolsas que já foram concedidas no primeiro ano do programa, oProuni Recife alcançará um total de 735 beneficiados ao todo.

Para concorrer às bolsas concedidas pelo programa municipal os candidatos tiveram que preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro, residente e domiciliado no município do Recife e não portador de diploma de curso superior. Além disso, a renda familiar mensal per capita não pode exceder dois salários mínimos. Esse valor deve ser obtido através da soma da renda de toda a família dividindo pelo número de membros. Os interessados ainda devem ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 com média mínima de 450 pontos e não ter zerado a prova de redação; comprovar residência no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados da data de inscrição do Programa; e não se encontrar matriculado em outro curso de ensino superior. Mais de sete mil acessos foram registrados no site www.prouni.recife.pe.gov.br.

O calendário do Prouni Recife conta com a divulgação dos resultados da segunda chamada no dia 27/07 e da terceira chamada no dia 01/08. Já as matrículas da segunda chamada devem ser realizadas nas IES entre os dias 28 a 29/07 e da terceira chamada entre os dias 02 a 03/08. Mais informações sobre o Prouni Recife também podem ser obtidas pelo e-mail prouniatende@recife.pe.gov.br e pelo telefone (81) 3355-2569.

Prouni Recife - O Prouni Recife foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Com isso, o número de bolsas concedidas aumenta na mesma proporção que há uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES). No primeiro ano de funcionamento, a alíquota foi diminuída em 0,75%. Da mesma forma, as instituições de ensino que aderiram, ofereceram bolsas equivalentes a 0,75% do total de alunos pagantes. Para este ano, a redução será de 1,50% e a oferta de novas bolsas equivalerá a 1,50% do total de pagantes. 

O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias integrais para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas do município do Recife. O programa se estende aos professores da rede pública de ensino do município para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente do cumprimento dos critérios dos estudantes.